Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

                      
IIIª Volta do Portal de Itapuã - 2004
 

Fonte: www.katanka.com.br

    

 

320 Km percorridos: III Volta do Pontal de Itapuã

O evento mais particular da Formula Windsurfing no ano terminou terminou com 3 ultra-maratonas de windsurf no rio Guaíba, Rio Grande do Sul.


Largada de uma das regatas da III Volta do Pontal de Itapuã

Pela terceira vez consecutiva, o velejador Wilhelm Schurmann venceu a prova, que este ano foi a mais longa e mais peculiar de todas as edições, com ventos variando muito em cada uma das três etapas e chegando à espetacular casa de 40 nós no primeiro dia.

A Volta do Pontal de Itapuã é a maior regata em água doce que se tem notícia e consiste em percorrer uma distância de aproximadamente 48 milhas náuticas (mapa ao lado) largando em Porto Alegre (AGW), passando por 4 postos de controle (PC´s) que são bóias do canal de navegação do rio Guaíba e retornando pelo mesmo caminho. Não se trata de um percurso comum de regata, mas "gates" fixos em um local de ventos extremamente variados!

O organizador da regata e vice-campeão em 2004 Ricardo Pretz define muito bem o que faz dessa regata um evento único: "O critério de um valor mínimo para a largada não significa uma regata tranquila e o processo de escolha da vela pode ser a decisão mais importante a ser tomada, pois tudo muda muito rapidamente. Nesta regata houve pontos sem vento e ventos medidos em Itapuã de 38 knts com rajadas de 42 knts no primeiro dia. Há dias em que a regata transcorre com o clássico SE de 15 knts e há dias de ventos imprevisíveis, o que torna o evento um real desafio.
Como em qualquer situação de velejo longo, há rondadas de vento e ventos de diversas intensidades logo, ao contrário do que ocorre em provas convencionais, as de longa distância enfatizam critérios táticos, a preparação física e técnica, valorizando velejadores mais experientes e completos, além daqueles velejadores exclusivamente rápidos, definitivamente uma boa base de vela é necessária e um erro tático significa muitas posições.

Após 200 milhas náuticas e várias horas de regata, os resultados oficiais da III Volta do Pontal de Itapuã ficaram assim:

1- Wilhelm Schurman
2- Ricardo Pretz
3- Gabriel Starosta
4- Rodrigo Xaropinho Pozolo
5- Renato Pozolo