Topo                  

 
                        

                                                      FLASH                           

                                           

               Velas Gaastra 2005 / Formula

 

Chegando com força explosiva, a nova NEUTRON. Uma linha completamente nova de velas pra Formula, Slalom e Speed da Gaastra. A NEUTRON redefine o que é necessário para estar no alto do pódio. Baseada em lições aprendidas em competições do mais alto nível da PWA, incansáveis testes usando rotinas um-a-um e a moderna tecnologia do GPS, a NEUTRON oferece um range completo de máquinas de regata.

"Foram tantas mudanças em relação à primeira vela de Formula da Gaastra que nós tivemos que batizá-la com um novo nome. A Neutron é uma nova vela, com um novo nome e vai ser o instrumento para vencer em 2005. É tudo novo em todo o range de velas, da 4.3 à 12.0

NEUTRON - DETALHES QUE SE TRADUZEM EM PERFORMANCE :

Tala No. 9:

A nona tala foi adicionada para estabilizar o perfil da vela e deixar a velejada mais na mão em todos os aspectos. A estabilidade adicional faz o controle da vela em condições "overpower" muito mais fácil e estabiliza o centro de pressão. Talas cônicas e a pressão dos cambers trabalham juntos melhores do que nunca antes. Uma manga um pouco mais larga faz com que os cambers passem com firmeza, mas com facilidade.

Dimensão da manga:

A manga levemente mais larga faz com que a técnica para montar e desmontar a vela previna dobras e amassados no monofilme. Painéis flexíveis na manga, localizados atrás dos cambers mais justos, deixam os cambers mais fáceis de encaixar sem o uso de zípers. A largura da manga conservadora deixa a área fontal da vela o mais suave possível e a manga proporcionalmente mais larga em cima aumenta a eficiência aerodinâmica.

Tensão na vela e shape:

O meio da vela foi envolvido também nas alterações, trabalhando com mais tensão, o que mantém o centro de pressão da vela fixo e faz as velas maiores parecerem mais leves na mão quando estão com potência. Substancialmente mais barriga na parte de baixo da vela mantém o power da vela embaixo e controlado e ainda deixa a vela com mais lift, tanto no contravento quanto no popa. Nós já tivemos alguns resultados individuais muito bons em alguns tamanhos em regatas, resultados que mostraram uma velocidade excepcional com ventos médios, especialmente com a vela 12.0

PERFIL E OUTLINE:

O outline da vela foi refinado, resultando numa retranca mais curta sem que fosse necessário aumentar o tamanho do mastro. O perfil da valuma está mais reto, a parte de cima da vela aumentou nas suas dimensões e a sensação da vela é que ela tem mais controle e aceleração. Essa mudança no outline, combinada com mais barriga na parte de baixo fazem da NEUTRON a melhor em condições marginais de vento. O inglês Ross Williams estava especialmente rápido em Sylt usando o protótipo da 12.0 e o vento estava no limite mínimo para se fazer regata.

RESUMO DOS ÍTENS DE PERFORMANCE:

  • Power e ângulos melhorados.
  • Estabilidade aumentada com o aumento da estrura com a nona tala.
  • Perfil da pressão na vela modificado = profundo e estável.
  • Menos tensão média na vela para melhor performance no popa e velocidade.
  • Tamanhos pequenos otimizados para performance campeã no slalom.

NEUTRON - DETALHES CONSTRUTIVOS:

A ênfase é sempre em manter a vela o mais leve possível. Os mastros não mudaram nesses últimos 3 anos para continuar o desenvolvimento das velas e também dar aos velejadores a vantagem de fazerem o upgrade das suas velas sem precisar comprar novos mastros. Esse ano os cambers assimétricos exclusivos da Gaastra foram modificados para reduzirem o peso, deixando a vela cerca de 100g mais leve só nessas peças.

SAND SEAL: Sempre tendo em mente a importância de se usar o mastro Gaastra 100% carono para que a vela funcione da melhor forma possível, nós colocamos uma vedação no topo da manga da vela, para preservar o mastro. A manga selada previne que uma chuva de partículas de areia caiam através da manga quando você levanta a vela montada na praia.

A construção integral da vela (painel+reforços) é excelente para reduzir as deformações e mantém o peso no mínimo possível. Os reforços combinados com linhas de Kevlar funcionam como a mais eficiente construção para distribuição das tensões. Essa estabilidade faz com que os painéis debaixo da vela, com muito shape, fiquem praticamente sem nenhuma ruga. A vela com mais shape aumentou a pressão nos cambers e eles ficam estabilizados, evitando a tendência de retorno dos cambers, fazendo da NEUTRON um design super estável em todos os ranges, incluindo as velas menores que agora são ideais para slalom e speed também.

Clique aqui para ver as especificações da nova NEUTRON FORMULA