Topo                  

 
                        

                             

                                  

Circuito  Unimed  de  Formula Windsurfing 2004

                                  FINAL

                24 de Outubro / Fortaleza-CE

 

                             REGULAMENTO

1.     REGRAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1.   REGRAS

1.1.1.      As regatas serão disputadas de acordo com as regras da ISAF /FRR 2001/2004/Regras da classe FW e IFCA, as determinações da FBVM e ACFW, este aviso de regata e as instruções de regata.

1.1.2.      A  Comissão de Regatas poderão adotar modificações às regras com a finalidade de garantir a qualidade e segurança do evento

      1.2           FINALISTAS

1.2.1        Após a realização de 04 etapas classificaram para a final os 5 melhores velejadores da categoria Open e Amador :

            OPEN : 1. Victor Melo ; 2. Marcilio Browne ; 3. Tasso Melo ; 4. Antonio Coelho ; 5. Fábio Melo.

            AMADOR : 1. Gabriel Browne ; 2. Carlos Petrone ; 3. Mônica Veras ; 4. André Coelho ; 5. Wellington Moura.

1.2.2        Os velejadores classificados para a final terão que confirmar sua participação até o dia 20 de Outubro/2004 ( Quarta-feira ) pelo e-mail : wwwmoura@secrel.com.br . Caso não ocorra a confirmação, será convocado o velejador asseguir melhor classificado.

     1.3          CLASSES 

1.3.1.      Classes : Open e Amador

1.4.        NUMERAL

1.4.1.      Cada competidor deverá trazer seu numeral de identificação legível, exposto em todas as velas de competição.

1.4.2.      Em velas de filme o velejador poderá utilizar numeral em apenas um lado, desde que seja legível pelo lado oposto.

 

1.5.   AVISOS AOS COMPETIDORES

     1.5.1 Os avisos aos competidores serão afixados no quadro de aviso situado  na   BIOBOARD.

 

1.6.   JURI, ÁRBITROS OFICIAIS DE REGATA

1.6.1.      Os velejadores nomeados pela Comissão Organizadora para compor o Júri, Comissões de Regata, Comissão de Protesto do evento serão indicados no Quadro de Avisos.

1.7.   ALTERAÇOES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA

1.7.1.           Qualquer alteração nas Instruções de Regata será afixada antes das 10h00 do dia em que entrará em vigor, exceto alteração no programa de regatas que será afixado até as 20:00 h do dia anterior ao dia em que terá efeito.

1.8.   SINAIS EM TERRA

1.8.1.      Não haverá sinais em terra.

1.9.                   PROGRAMA DE REGATAS

1.9.1.  Programação

·        Dia 24/Agosto/2004          11:00 hs.       Reunião com os velejadores na BIOBOARD.

                                                 13:00 hs.       Largada da 1ª regata, das 04 programadas.

 

1.9.2.  Serão programadas até 4 regatas.  A etapa final  será válida com a realização de, no mínimo, 1 regata.

1.9.3.  Quando mais de uma regata for realizada no mesmo dia, o sinal de atenção para regata seguinte será feito tão logo quanto possível após a chegada do último colocado (dentro do tempo limite).  

1.10.                   PERCURSO

1.10.1    O diagrama que ficará afixado no quadro de avisos mostra o percurso, a seqüência em que as marcas devem ser passadas e o lado em que devem ser deixadas.

 

1.11.                   MARCAS

1.11.1.  As marcas de percurso serão bóias infláveis. Descrição especifica, se necessária, será afixada no Quadro de Avisos, indicando cor e formato das bóias em cada raia;

1.11.2.  Serão utilizadas bóias diferenciadas quando houver alteração de percurso;


1.12.                   A PARTIDA

 

1.12.2.  A linha de partida será entre mastro do barco da CR e a marca de partida;

1.12.3.  Todas as classes largarão simultaneamente

1.12.4.  Um barco que partir depois de decorridos 5 minutos após seu sinal de partida será considerado como não tendo partido - DNS. 

 

1.13.     A CHEGADA

1.13.1.  A linha de chegada será entre o mastro do barco da Comissão de Regata portando uma bandeira de cor azul e a marca de chegada;

1.14.    SISTEMA DE PUNIÇÃO

1.14.1.  A Regra 30-3 estará em vigor (bandeira preta) para todas as largadas[1]

 

1.15.    VENTO MÍNIMO

1.15.1.  O vento, no momento da largada, não poderá estar abaixo de 8 nós e não poderá permanecer abaixo desse limite por um período de tempo maior que 1 minuto.

1.15.2.   

As regatas iniciadas poderão ser anuladas caso a intensidade do vento fique abaixo do limite mínimo por um período considerável, sendo utilizada a bandeira N.

 

       1.16.     RETARDAMENTO

1.16.1    Se no decorrer de uma série o vento cair abaixo do limite mínimo, será sinalizado o retardamento das regatas seguintes, hasteando a bandeira Recon, acompanhado de dois sinais sonoros.

1.17.     LIMITE DE TEMPO

1.17.1.  Serão consideradas DNF (barcos que não chegarem) as pranchas que não chegarem no prazo de 15 minutos após a chegada do primeiro colocado da classe amador

.

1.17.2.  Serão consideradas DNS (barcos que não largaram) as pranchas que não saírem no prazo de 5 minutos após a largada.

 

1.18.     PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

1.18.1.  Só serão aceitos protestos por escrito. Estes deverão ser apresentados em formulário próprio disponível na sede do evento e entregues até 40 minutos após a chegada da CR em terra.

 

1.19.PONTUAÇÃO

1.19.1.  Será aplicado o Sistema de pontuação Linear para cada regata.

                        colocação        pontos

                                            1

                                            2

                                            3 etc.

 

1.19.2.  Todos os velejadores inscritos que não competirem, não terminarem ou forem desclassificados de uma regata terão pontuação igual ao número de inscritos mais 1.

 

            1.19.3.   Haverá uma classificação final. Se  até  03 regatas tiverem sido disputadas na etapa FINAL, não haverá descarte. Se 04   regatas forem disputadas, haverá 01 descarte.

 

  1.20.          CRITÉRIOS  DE  DESEMPATE

1.20.1.     Na etapa FINAL

(a)       Será vencedor o velejador que obtiver o maior número de 1ºs lugares, 2ºs lugares e assim sucessivamente nas regatas.

(b)       Caso persista o empate, o vencedor será aquele que obtiver o melhor resultado na última regata realizada que houve o confronto direto.

 

 

   1.21.       PREMIAÇÃO

 

1.21.1     Terá premiação em troféu para os 03 primeiros colocados no Master : Open e Amador, e para o 1º lugar  de cada categoria.

 

 

        1.22.       ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

1.22.1    Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

 



[1] Regra da bandeira preta: nenhuma parte do casco do barco, tripulante ou equipamento poderá estar no triangulo formado pelas extremidades da linha de partida e a primeira marca de percurso durante o minuto que antecede o seu sinal de partida. Se um barco infringe esta regra e for identificado, será desclassificado sem audiência, mesmo se a regata tiver nova partida, for novamente disputada ou reprogramada, mas não será punido se a regata for retardada ou anulada antes do sinal de partida. Se for sinalizada uma chamada geral ou se a regata for anulada após o sinal de partida, a comissão de regata deve expor seu numeral, e se a regata tiver nova partida ou for novamente disputada, ele não deve participar. Se participar, sua desclassificação não poderá ser excluída do cálculo de seu resultado na série.