Topo                  

 
                        

                             

                                  

   Circuito  Unimed  de  Formula Windsurfing

                               2004

           4ª Etapa = 14 de Agosto / Fortaleza-CE

 

                                REGULAMENTO

1.     REGRAS E CONDIÇÕES GERAIS

1.1.   REGRAS

1.1.1.      As regatas serão disputadas de acordo com as regras da ISAF /FRR 2001/2004/Regras da classe FW e IFCA, as determinações da FBVM e ACFW, este aviso de regata e as instruções de regata.

1.1.2.      A  Comissão de Regatas poderão adotar modificações às regras com a finalidade de garantir a qualidade e segurança do evento

 

1.2.   EVENTOS

1.2.1.      O Circuito Unimed de Formula Windsurfing  fará parte do Ranking da ACFW.

 

   1.3           INSCRIÇÕES

1.3.1        As inscrições estão abertas a velejadores do Brasil, que deverão fazer uso somente de pranchas de Formula que estejam catalogadas na ISAF´s production list ( 01.01.2004 ) http://www.formulawindsurfing.org/read.php?type=class&name=boardlist&noBounds=1&source=file

1.3.2        As Inscrições deverão ser feitas  das 9:00hs  às  10:30hs do dia 14 de Agosto/ 2004 na Praça dos Stressados ( Toldo da Escolinha de Windsurfing da Bioboard no calçadão da beira-mar ). Só será aceita as inscrições feitas  no local citado anteriormente.

 

1.3.3        Não será aceito inscrição feita na água.

 

 

1.4.    CLASSES  e  CATEGORIAS

1.4.1.      Classes : Open e Amador

1.4.2.      Categorias : Juvenil (< 20 anos )

                                Senior  ( 20 anos  a  < 35 anos )

                                Master ( 35 anos  a  < 45 anos )

                                Super-Master ( 45 anos  a  < 55 anos )

                                Gram-Master ( de 55 anos  acima )

                                Feminino

1.4.3. Não haverá número mínimo de velejadores para validar qualquer classe e categoria.

1.5.   NUMERAL

1.5.1.      Cada competidor deverá trazer seu numeral de identificação legível, exposto em todas as velas de competição.

1.5.2.      Em velas de filme o velejador poderá utilizar numeral em apenas um lado, desde que seja legível pelo lado oposto.

 

1.6.   AVISOS AOS COMPETIDORES

     1.6.1 Os avisos aos competidores serão afixados no quadro de aviso situado  na Praça dos                           Stressados ( Toldo da Escolinha de Windsurfing no calçadão da beira-mar ).  

 

1.7.   JURI, ÁRBITROS OFICIAIS DE REGATA

1.7.1.      Os velejadores nomeados pela Comissão Organizadora para compor o Júri, Comissões de Regata, Comissão de Protesto do evento serão indicados no Quadro de Avisos.

1.8.   ALTERAÇOES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA

1.8.1.           Qualquer alteração nas Instruções de Regata será afixada antes das 10h00 do dia em que entrará em vigor, exceto alteração no programa de regatas que será afixado até as 20:00 h do dia anterior ao dia em que terá efeito.

1.9.   SINAIS EM TERRA

1.9.1.      Não haverá sinais em terra.

1.10.                   PROGRAMA DE REGATAS

1.10.1.  Programação

·        Dia 14/Agosto/2004                     09:00/10:30 hs.            Inscrições  na praça dos stressados, no        toldo da escolinha de windsurfing da Bioboard ( Avenida Beira-Mar ).

 

·        Dia 14/Agosto/2004                     10:30 hs           Reunião dos velejadores na praça dos stressados, no  toldo da escolinha de windsurfing da Bioboard ( Avenida Beira-Mar ).

·        Dia 14/Agosto/2004                     12:00 hs. Velejadores a disposição da CR

·        Dia 14/Agosto/2004                     16:30 hs.                     Fim das regatas

 

1.10.2.  Serão programadas até 4 regatas por dia de competição. A etapa será válida com a realização de, no mínimo, 1 regata.

1.10.3.  O horário programado para o sinal de atenção da primeira regata será às 12 hs.

1.10.4.  Quando mais de uma regata for realizada no mesmo dia, o sinal de atenção para regata seguinte será feito tão logo quanto possível após a chegada do último colocado (dentro do tempo limite).

1.10.5.  No último dia de regata, nenhum sinal de atenção sera feito depois das 16h30.

 

1.11.                   PERCURSO

1.11.1    O diagrama que ficará afixado no quadro de avisos mostra o percurso, a seqüência em que as marcas devem ser passadas e o lado em que devem ser deixadas.

 

1.12.                   MARCAS

1.12.1.  As marcas de percurso serão bóias infláveis. Descrição especifica, se necessária, será afixada no Quadro de Avisos, indicando cor e formato das bóias em cada raia;

1.12.2.  Serão utilizadas bóias diferenciadas quando houver alteração de percurso;


1.13.                   A PARTIDA

 

1.13.2.  A linha de partida será entre mastro do barco da CR e a marca de partida;

1.13.3.  Todas as classes largarão simultaneamente

1.13.4.  Um barco que partir depois de decorridos 5 minutos após seu sinal de partida será considerado como não tendo partido - DNS. 

 

1.14.     A CHEGADA

1.14.1.  A linha de chegada será entre o mastro do barco da Comissão de Regata portando uma bandeira de cor azul e a marca de chegada;

1.15.    SISTEMA DE PUNIÇÃO

1.15.1.  A Regra 30-3 estará em vigor (bandeira preta) para todas as largadas[1]

 

1.16.    VENTO MÍNIMO

1.16.1.  O vento, no momento da largada, não poderá estar abaixo de 8 nós e não poderá permanecer abaixo desse limite por um período de tempo maior que 1 minuto.

1.16.2.   

As regatas iniciadas poderão ser anuladas caso a intensidade do vento fique abaixo do limite mínimo por um período considerável, sendo utilizada a bandeira N.

 

       1.17.     RETARDAMENTO

1.17.1    Se no decorrer de uma série o vento cair abaixo do limite mínimo, será sinalizado o retardamento das regatas seguintes, hasteando a bandeira Recon, acompanhado de dois sinais sonoros.

1.18.     LIMITE DE TEMPO

1.18.1.  Serão consideradas DNF (barcos que não chegarem) as pranchas que não chegarem no prazo de 15 minutos após a chegada do primeiro colocado da classe amador

.

1.18.2.  Serão consideradas DNS (barcos que não largaram) as pranchas que não saírem no prazo de 5 minutos após a largada.

 

1.19.     PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

1.19.1.  Só serão aceitos protestos por escrito. Estes deverão ser apresentados em formulário próprio disponível na sede do evento e entregues até 40 minutos após a chegada da CR em terra.

 

1.20.PONTUAÇÃO

1.20.1.  Será aplicado o Sistema de pontuação Linear para cada regata.

                        colocação        pontos

                                            1

                                            2

                                            3 etc.

 

1.20.2.  Todos os velejadores inscritos que não competirem, não terminarem ou forem desclassificados de uma regata terão pontuação igual ao número de inscritos mais 1.

 

            1.20.3.   Haverá uma classificação final após cada etapa. Se  até  03 regatas tiverem sido disputadas na etapa, não haverá descarte. Se 04 a 06  regatas forem disputadas, haverá 01 descarte. Se  mais de 06 regatas forem disputadas, haverá 02 descartes. O velejador inscrito no circuito quando não participar de uma determinada etapa , sua pontuação final nesta etapa será o número de inscritos nesta etapa mais 01.

 

1.21.        CLASSIFICAÇÃO   PARA  O  MASTER

 

1.21.1.   Serão classificados para a última etapa / 5ª etapa ( MASTER ) os 05 melhores pontuados das classes Open e Amador, após a realização das 04 etapas com  descarte de 01 etapa.

 

     1.22.       CLASSIFICAÇÃO  FINAL  POR  CATEGORIAS

 

           1.22.1  Serão considerados somente os resultados das 04 primeiras etapas, com descarte de 01 etapa.

 

 

 

1.23.          CRITÉRIOS  DE  DESEMPATE

1.23.1.     Na classificação final de cada etapa.

(a)       Será vencedor o velejador que obtiver o maior número de 1ºs lugares, 2ºs lugares e assim sucessivamente nas regatas.

(b)       Caso persista o empate, o vencedor será aquele que obtiver o melhor resultado na última regata realizada que houve o confronto direto.

 

 

1.23.2        Na Classificação Final para o Master

 

                               (a)   Será vencedor o velejador que tiver participado do maior nº de etapas.

 

                              (b)  Será vencedor o velejador que obtiver o maior número de 1ºs lugares, 2ºs lugares e assim sucessivamente nas etapas.

 

(c)       Caso persista o empate, o vencedor será aquele que obtiver o melhor resultado  no confronto direto na última etapa em que houve o confronto direto.

 

         1.23.3      Na Classificação Final das Categorias

 

                               (a)  Será vencedor o velejador que tiver participado do maior nº de etapas.

 

                               (b)  Será vencedor o velejador que obtiver o maior número de 1ºs lugares, 2ºs lugares e assim sucessivamente nas etapas.

 

                               (c)  Caso persista o empate, o vencedor será aquele que obtiver o melhor resultado  no confronto direto na última etapa em que houve o confronto direto

                              

         1.24.       PREMIAÇÃO

 

1.23.1     Terá premiação em troféu para os 03 primeiros colocados no Master : Open e Amador, e para o 1º lugar  de cada categoria.

 

 

        1.25.       ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

1.25.1    Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

 



[1] Regra da bandeira preta: nenhuma parte do casco do barco, tripulante ou equipamento poderá estar no triangulo formado pelas extremidades da linha de partida e a primeira marca de percurso durante o minuto que antecede o seu sinal de partida. Se um barco infringe esta regra e for identificado, será desclassificado sem audiência, mesmo se a regata tiver nova partida, for novamente disputada ou reprogramada, mas não será punido se a regata for retardada ou anulada antes do sinal de partida. Se for sinalizada uma chamada geral ou se a regata for anulada após o sinal de partida, a comissão de regata deve expor seu numeral, e se a regata tiver nova partida ou for novamente disputada, ele não deve participar. Se participar, sua desclassificação não poderá ser excluída do cálculo de seu resultado na série.