Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                 Campeonato Nacional da Argentina  2008
                                                        

                              Report por Paulão BRA 3333               

 

      
 

02/04/08

Mais um pouco sobre o Campeonato Argentino

Chegou só hoje o relato do Paulão falando do evento:

Primeiramente queria agradecer meus patrocinadores SEVERNE, BL3, STARBOARD que proporcionaram meus custos neste evento. Agradecer tambem nossos amigos Mendonssinos pela exelente receptividade que nos deram lá em Mendoza. Muito obigado a todos.

Primeiro dia de regatas: a condição dos ventos está bem fraquinha. Eu larguei um pouco mais a sota que o Wilhelm e fomos fazendo um pega alucinanate, mas Wilhelm cambou primeiro e se deu muito bem. Ele me passou e ganhou a primeira regata do campeonato.

No segundo dia de regata eu experimentei uma nova regulagem na minha 11.7, mas não deu muito certo. O Wilhelm velejou muito bem nas duas regatas, terminando em primeiro, eu segundo e nosso parceiro Mathias bra5 em terceiro. Fui para casa sabendo que no último dia de regatas tinha que ganhar as três para sair campeão.

Chegamos ao clube, olhamos para o lago e parecia um espelho. Tinha muito sol e isso era um ótimo sinal de vento forte. Aproveitei a falta de vento para regular umas velas Severne de um chileno que me pediu. Quando olhei em volta de mim tinha mais de 20 pessoas nos assistindo, fazendo várias perguntas. Foi muito legal para mostrar a regulangem correta das velas Severne.

Por volta das duas da tarde começou a ventar! Montei minha vela 11.0 porque sabia que o vento ultrapassaria os 15 nós. Não deu outra.

Na primeira largada o Wilhelm já estava me marcando antes de partirmos. Wilhelm largou mais a barla de mim, mas larguei com muita velocidade e fui só distanciando dele. Montei em primeiro com uma certa vantagem. Terminei em primeiro, Wilhelm em segundo e acho que o Mathias em terceiro.

Na penúltima regata do campeonato eu não larguei mal, abaixo de toda a flotilha, mas com muita velocidade e bom ângulo. O Wilhelm largou mais ou menos no meio da linha. Tive quer orçar todos para entrar na despulta com ele. Deu certo! Quando ele cambou eu já estava por cima dele para marcá-lo. Montei em primeiro com ele logo atrás. Fizemos o popa inteiro com a mesma distância. Montei na frente e logo em seguida cambei para o lado que sempre favorece. Ele optou por ir para o lado contrário e não deu muito certo, quase o Sergio Mehl chega junto. Terminou eu em primeiro, depois Wilhelm e Sergio terceiro.

A última regata me lembrou o Brasileiro de Noronha. Era tudo ou nada. Larguei muito bem com o Wilhelm logo a barla de mim. Fizemos a perna de vela esquerda todo tempo muito juntos, foi irado. Cambei no layline e montei em primeiro. Fomos para o popa e ele deu o jibe antes de mim. Quase não monta a bóia. Cambei assim que montei, ele cambou em 10 metros depois. Fomos indo muito bem. Quando o vento parecia que ia parar completamete, olhei para a direta e vi uma rajada mais forte e cambei. O Wilhelm foi em direçao às montanhas e pegou uma rajada da sorte. Ele cambou e montou em primeiro. No popa era tudo ou nada. Dei o jibe assim que montei para ver se conseguia pegar uma rajada diferente dele, mas não deu eele terminou em primerão, eu em sugundão e Mathias bra5 foi quarto, garantindo o terceirão no geral.

Abraços
Paulao bra3333