Topo                  

 
                        

                                                      FLASH

                                  

                               Rei  de  Búzios  2004 / Niterói-RJ

   Fonte: www.mgwbrasil.com.br

                            
Niterói, 10 de Outubro de 2004 - 11:29:27

REI DE BÚZIOS 2004

UM DOS MAIORES DESAFIOS DE WINDSURF DO BRASIL.

A terceira edição do Rei de Buzios foi considerada a mais radical e difícil de todas.

Com céu azul e muito sol, os ventos fortes e ondas com mais de dois metros marcaram a terceira edição do desafio Rei de Buzios 2004 no sábado(dia 9 de outubro). Depois de percorrer 23 praias, num total de 23 milhas náuticas, dos 24 atletas que participaram, apenas três, na categoria open masculino, conseguiram completar a prova que durou duas horas. A largada, assim como o fim da competição, foi no Buzios Vela Clube em Manguinhos. Nenhuma mulher chegou até o final do percurso. O Rei de Búzios deste ano é o niteroiense Pablo São Thiago, o segundo colocado o buziano Dulter Manhães e o terceiro, o carioca Ricardo Winicki, o Bimba.

As condições de vento e mar tornaram essa edição a mais difícil de todas. O vento leste, com fortes rajadas de 15 a 20 nós (media de 30, 35km por hora) deixaram o mar mexido formando grandes ondas. Paulo Reis, o Paulão, estava liderando o desafio, mas foi desclassificado porque perdeu a segunda largada, entregando a liderança para Pablo.

O novo Rei de Búzios optou pelo equipamento de Fórmula (equipamento ideal para as condições do dia) e preferiu adotar uma tática mais segura, com menos velocidade e menos risco de queda. O atleta só teve certeza da vitória quando cruzou a linha de chegada, “eu estava andando igual a todos os outros, mas eu não estava errando, mantendo uma regularidade boa e no final consegui me distanciar bastante”. Pablo, 21 anos, é campeão carioca de 2004, vice-campeão da Volta Ilha de Noronha e campeão da Travessia Oceânica Tim de 2003. “Vencer Rei Buzios é bom demais, um desafio, e a prova mais difícil que eu já competi”.

Bimba, Rei de Búzios do ano passado, ficou feliz com o resultado, “Eu fico sempre surpreso porque as ondas são realmente muito grandes. Cheguei em Geribá empatado com o segundo, depois me ultrapassaram. Competi com prancha Mistral, a olímpica, que é mais lenta, então o terceiro lugar teve gostinho de vitória. Essa prova não é para qualquer um!” – afirma Bimba.

As mulheres enfrentaram muitas dificuldades e nenhuma delas conseguiu finalizar o percurso – esse ano ninguém levou a coroa de Rainha de Búzios. Paula Newlands (Rainha de 2003 e mulher do Bimba) estava perto do final da prova quando se aproximou das pedras e caiu. “Já tinha passado mal, tive hipotermia, estava muito fraca e não consegui me levantar.” contou ela. Já Valeria Matuck (Rainha 2002) teve uma experiência inusitada, pois acreditou ter visto um tubarão. “Minha estratégia de passar perto das pedras deu errada, porque havia muitas ondas. E na tentativa de trocar de equipamento com um competidor, vimos um tubarão, parecia um cação! A adrenalina foi a mil, e resolvi pedir socorro”.

No próximo ano o desafio continua...

O Rei de Buzios 2004 contou com o patrocínio do Chez Michou, Redley, Nutry. Apoio da Prefeitura de Buzios, através da Secretaria de Esportes; Associação Hoteleira de Buzios; Redbull; Privilege; Associação Brasileira de Prancha e Vela; Buzios Vela Clube, Surfrider Foundation Brasil e Filmers 9900. Organização EMO4 Entretenimento Marketing e Operações.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES: (TEMOS FOTOS EM ALTA)

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Cecília Melo Rodrigues

alternativa.cecilia@ig.com.br – 21 9443-3803

Flavia Valentim

flavia_valentim@yahoo.com.br – 21 9692-9235