Topo                  

 
                        

                                                      FLASH

                                  

                                            Rei  de  Búzios  2003

   Fonte: www.aol.com.br

                              
Fotocom.Net
Com a vitória em Búzios Bimba fez dobradinha com a esposa no Rei de Búzios 2003

Bimba é o novo Rei de Búzios
AOL - 16:13 - 13/10/2003

Depois do adiamento devido ao mau tempo e à falta de ventos no sábado, o Rei de Búzios 2003, considerado o maior desafio da vela brasileira, finalmente foi realizado neste domingo (12/10). O carioca Ricardo Winicki, o Bimba, provou que é o melhor windsurfista do Brasil e, além de acrescentar mais um importante título a seu vitorioso currículo, terá seu nome gravado num monumento de 4,5m no pórtico de entrada da cidade, que reivindica o título de Capital Nacional da Vela. No feminino, a carioca Paula Newlands, mulher de Bimba, roubou a coroa da paulista Valéria Matuck, vencedora do ano passado e favorita ao bi.

 

Neste domingo o tempo continuou nublado, com ventos muito fracos – média de seis nós –, o que fez com que a regata de kitesurf fosse cancelada. Mesmo assim, a comissão de regata confirmou a largada do windsurf para 11h. Mas isso não foi problema para a vitória de Bimba, campeão pan-americano em Santo Domingo. O iatista teve de se esforçar ainda mais para garantir a vitória. “Ficar três horas em pé velejando, sem descanso algum, fez desta uma das provas mais difíceis da minha carreira”, disse. “Em Geribá peguei um vento em popa com rajadas de mais ou menos 15 nós, enquanto os outros estavam no contra-vento. Ali consegui uma vantagem muito grande e garanti a vitória”, explicou o carioca de 23 anos, que no ano passado foi o segundo colocado, atrás do catarinense Wilhem Schürmann.

 

Enquanto a maioria dos inscritos usou pranchas da categoria Fórmula, Bimba optou por velejar com um a prancha olímpica Mistral, por achar o equipamento mais adequado para uma regata com pouco vento. “Foi uma escolha decisiva porque todos os outros estavam com pranchas para vento forte. Meu medo era que houvesse uma mudança de vento e eles me alcançassem. Usei o meu instinto e deu certo”, acrescentou.

 

No feminino, a vitória de sua mulher, Paula Newlands, completou a festa de Bimba. A carioca de 36 anos foi a única a completar o percurso, depois de quase cinco horas, e ficou com a coroa do desafio. “Passei mal, enjoei muito e cheguei a vomitar algumas vezes. Depois da chuva, além de não conseguir fazer a prancha andar, precisei lutar contra ondas enormes, de até dois metros. Mas eu não podia desistir. Eu tinha que completar este desafio”, declarou.

 

O segundo colocado no masculino foi o técnico de Bimba, George Rebello, o Meu Garoto. Trabalhando com o campeão pan-americano há cerca de um ano, ele comemorou o vice-campeonato. “Depois de 25 anos de carreira, um resultado desses é muito gratificante. Agora vamos nos concentrar nos treinamentos para que o Bimba garanta uma medalha olímpica em Atenas”, disse o técnico de 37 anos.

 

Em terceiro lugar ficou o atleta local Dulter Manhães, de 17 anos, grande promessa do iatismo brasileiro, atual vice-campeão sul-americano juvenil. “Foi realmente uma prova dificílima. Mas quando eu vi que ia chegar em terceiro me esforcei e fiz de tudo para completar”, disse.

 

O Rei de Búzios teve início e término no Búzios Vela Club (BVC), em Manguinhos. O percurso de 27 milhas náuticas traçou um contorno completo da península da cidade, passando por 23 praias, de Manguinhos a Geribá, de onde os atletas retornaram ao BVC. Por passar por uma área de mar aberto e também fazer com que os windurfistas encarem, em uma mesma regata, todo o tipo de vento, o evento é considerado o mais radical desafio da vela brasileira.