Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

 Projeto " Circuito Brasileiro de Windsurfing "

  Fonte : www.loopingwindsurfing.com

                   

PROJETO DA CRIAÇÃO DE UM CIRCUITO BRASILEIRO PARA CADA CLASSE DO WINDSURF

Este projeto consiste na criação de um "Circuito Brasileiro 2005" para cada classe do Windsurf existente e com representatividade aqui no Brasil.

Para cada uma dessas classes haveria, além do "Campeonato Brasileiro", que seria realizado em um único evento, também um "Circuito Brasileiro" com várias etapas, disputadas em diferentes regiões do país.

Cada uma dessas etapas valeria a mesma quantidade de pontos, onde o vencedor do circuito seria o velejador que somasse o maior número de pontos ao longo do ano, em todas as etapas.

A flotilha daqui de Vitória (ES) foi unânime em concordar que isso seria fundamental para o crescimento do esporte, pois reuniria um maior número de participantes ao longo das etapas em todo o Brasil, além de obter resultados mais justos.

Por exemplo, a chance de um velejador médio, que mora na região sul ou sudeste, de participar de um Brasileiro no norte ou no nordeste do país é muito pequena, ao passo que se ele tivesse perto de sua cidade uma etapa de mesma importância, onde ele não fosse gastar muito com a viagem, com certeza as chances desse velejador participar seriam muito maiores.

No final deste circuito, quem obtivesse mais pontos seria o "Campeão do Ranking Anual".

Aqui no ES, nosso calendário anual é feito assim há anos, existe um Campeonato Estadual só, mas as outras 9 regatas do Ranking Estadual valem pontos tb e, não necessariamente o velejador que ganhou o estadual - que é um evento isolado - é o melhor, mas sim quem obteve a melhor média ao longo do ano, nas 10 regatas.

E isso não tiraria o título de Campeão Brasileiro desse velejador e nem mesmo o brilho do Campeonato Brasileiro, mas daria a chance de outros velejadores disputarem também campeonatos de mesma importância, havendo uma consequente integração entre novos velejadores e veteranos, aumentando o número de participantes e, consequentemente, o crescimento do esporte.


Abraço,

Romulo Finamore Neto
Coordenador ABWS - ES