Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

         Campeonato Pernambucano 2ªEtapa  2004

Fonte: www.katanka.com.br

                      

31/05/2004

Elizeu ganha mais uma em Pernambuco

Condições perfeitas na ilha de Itamaracá, onde foi disputada a segunda etapa do Campeonato Pernambucano de FW.

O velejador Elizeu Vieira venceu mais uma vez a competição, com 20 velejadores inscritos.

Na categoria Sport, Sérgio Gusmão (Dom) foi o vencedor da etapa.


  


Fala Galera,
Só consegui conectar à internet hoje, então vou tentar fazer um resumão do que rolou no PE de FW. Não lembro direito o que rolou com todos os DFs que foram pra Recife, então vou colocar aqui o que aconteceu comigo e o que eu vi...
Chegamos na madrugada de sábado. Após uma viagem muito cansativa até Recife (conexão em SSA), fomos colocar o material da galera no caminhão e separar o nosso que seguiria pra Itamaracá de manhã.
A primeira regata no sábado começou por volta de meio-dia, ventos de 14 a 20 nós sopraram o dia todo e o mar estava parecendo uma lavadora de roupa de tão mexido, a maré cheia jogava as ondas contra o paredão do Iate Clube e elas voltavam pro mar bagunçando tudo. Juntando isso com o vento mais forte, todos os DFs tavam apanhando. Eu corri pela primeira vez com a velinha nova (Severne SSR 11) e me supreendi com a performance da bichinha, não acreditei quando já no primeiro contravento da competição eu tava montando em primeiro! O popa foi um desastre, errei o layline, caí de maduro na reta e perdi 2 posições, de repente na montagem do segundo contravento, simplesmente perdi as forças e cheguei me arrastando em quarto. Cheguei no clube com as pernas tremendo e suando frio! De repente olhei pro lado e tava o Mingo escorado no pilar da guarderia também passando mal! Tomei uns 2 litros d´água e, pra minha sorte, a CR deu um intervalo grande entre a primeira e segunda regatas e consegui velejar de novo (o Mingo continuou mal até o fim do campeonato). Na segunda regata paguei outro micão ao tentar largar sem direito na bóia, mas o relógio travou faltando uns 20 seg pra largar e eu perdi totalmente o rumo, passei por trás da flotilha e larguei no barco sem altura! Recuperei no contravento (como orça essa velota!) e acabei também em quarto, fiquei me sentindo o Rubinho com a Ferrari, mas tudo bem. Nessa, o Almyr subiu em cima de umas pedras e em nome da preservação da prancha o bicho quebrou um dedo, ralou outros dois, cortou o pulso e ralou a perna e braço... mas tá tudo bem com o titio e ele continuou na raça a competição. O Roberto também não deu sorte e acabou a regata com o mastro quebrado. O Mingo não conseguiu largar e o Vivo parece que também não largou. Fui pra terceira regata empolgado com o tanto que a prancha tava rendendo e larguei muito bem, montei o contravento na frente, com o Elizeu em segundo e o Predador em terceiro, dei uma vaciladinha na montagem do popa (liquidificador), mas ainda mantive o primeiro lugar, mas limãozei após montar o segundo contravento e pegar o cabo da bóia com a quilha, a vela caiu e o Elizeu me passou. Consegui levantar e ainda deu pra segurar o segundo, mas tava com a vitória na mão, que vacilo!.
O segundo dia começou com vento mais fraco, na casa dos 10 a 14 nós e eu queria ver como ia render sem o velão. Mais uma vez fiquei da cara ao montar o primeiro contravento na frente de novo, na cambada o Roberto passou embolado com o Elizeu na minha proa, mas os dois sangraram a bóia e perderam posições. A raia de Itamaracá tem um detalhe crucial no segundo contravento, tem uma pedra mais ou menos a 100m do ponto de cambar no layline. O cara tem que orçar muito pra passar pela pedra, senão tem que cambar antes. Com o vento mais fraco eu não tava conseguindo ângulo e tava precisando velocidade pra chegar bem no contravento, mas nessa eu tinha que cambar 2x mais e perdi 2 posições. Na segunda regata aconteceu a mesma coisa, montei o contravento em segundo e não consegui segurar o terceiro lugar no contravento, os mais leves tavam levando vantagem no segundo contravento por causa da pedra! Mas tava bem satisfeito! O mastro do Almyr pipocou no sol e ele perdeu essa largada. O vento deu uma apertadinha na útlima regata, ficando mais constante na casa dos 13 nós, larguei bem, mas o Marcelo Lacerda tava me orçando e senti que eu não ia conseguir passá-lo por cima, soltei um pouco e coloquei a prancha pra andar. O Elizeu não tinha largado tão bem e com isso eu tava solto na bóia de contravento, dessa vez não vacilei e fui tocando, não consegui o layline do segundo contravento de novo, mas deu pra abrir o suficiente pra cambar de novo e entrar no popa em primeiro. Aí foi pianinho pra não acontecer nada de errado e consegui ganhar uma!!! EBA!!!!!!!!!!!
No final do campeonato, após 6 regatas e 1 descarte o Elizeu ficou em primeiro, seguido do Predador e eu acabei em terceiro, valeu demais o treino, mas, sem falsa modéstia, acho que dava pra ter ido melhor se não tivesse vacilado tanto. Não peguei o resultado dos DFs, acho que o Almyr e Roberto ficaram bem embolados entre o sexto e oitavo, o Mingo e Vivo tavam cheios de DNFs e não deu pra classificar bem, mas tão treinados pra Noronha!
Até mais galera!!
Pena que não vamos velejar mais até Noronha, porque a fissura tá grande!

MarcelloMorrone [31/05/2004 14:15 - 2171