25/11/03
Próxima
atração: Gaastra Nitro 5
Desenvolvimento
Antes
de ir para a produção as velas de
competição são testadas até o último
momento possível e vencer é o teste
definitivo. A meta da Gaastra é fazer a
melhor vela em todas as circunstâncias
que envolvem as disciplinas Fórmula e
Slalom e oferecer um power refinado e
controle no maior range possível de
utilização.
Esse
ano, muitas das regatas foram disputadas
em condições de vento mínimo e se fez
necessário velas ainda mais versáteis e
potentes. Os testes constantes com os protótipos
nos mastros Gaastra Ignition deixaram as
novas velas perfeitas, com tensão e shape
para produzir uma vela com power e na
mão. O outline das velas foi ajustado em
detalhes mínimos adaptando aos maestros
para uma melhor tensão na valuma e
estabilidade. As Nitro 5 tem um pouco mais
de retranca, a medida da testa é bem
similar à da Nitro 4, com a altura do
punho de escota (clew) e da retranca
re-ajustados para casar com as novas tendências
das pranchas de Formula atuais. As velas
de slalom grandes (6.6 - 8.5) tiveram
ajustes que se provaram eficazes quando
ajudaram Kevin Pritchard a vencer todas as
baterias de Slalom no último Campeonato
Mundial da IFCA. As velas menores de
slalom (4.2 - 6.3) foram testadas e
refinadas para se adaptarem ainda melhor
nos mastros Ignition.
Devido
aos excelentes resultados nos testes, a
Gaastra decidiu que não terá mais na
linha de produção a Nitro 5 12.5. Eles
concluíram que a 12.0 será a maior vela
necessária para competir nas condições
de vento mais fraco possível. A Nitro 5
é mais potente que a Nitro 4 e cobre um
maior range de vento, especialmente feita
para merreca.
Construção
e Durabilidade
O
design da manga foi altamente beneficiado
com as vantagens dos novos materiais
exclusivos da linha 2004 da Gaastra. A
forma de costurar balanceada do GEM 400 é
ideal para as solicitações na parte
central da área da manga. O novo Rhino
Tough, é uma solução leve e perfeita
para melhorar a resistência à abrasão
na parte de baixo da manga. A parte de
cima da manga, feita em uma peça única
garante uma grande acurácia na curva do
mastro na vela e na tensão. A Nitro 5
mantém o conveniente furo na manga para
passar o elástico do puxão e o popular
Strap-On, uma idéia simples e funcional
para guardar as velas corretamente, sem
precisar ficar amarrando cabinhos.
Para
a prevenção do desgaste da esteira da
vela no deck das pranchas, todas as
costuras e superfícies da parte de baixo
da Nitro 5 são protegidas com vinil. As
bolsas de talas seguem o padrão da Nitro
4 Kpro, muito leves. As talas foram
redesenhadas para melhorar o shape e o
perfil das velas. Tubos maiores travam a
pressão da vela na parte da frente e dão
melhor shape para ventos fracos e melhor
ângulo de orça.
O
exclusivo sistema de cambers da Gaastra
2004 foi totalmente redesenhado e a vela
ficou, só nesse item, 100g mais leve e
ainda está ainda mais fácil de montar.
O uso
do anti-rugas lançado em 2003 na Nitro 4
deixa os painéis da vela mais duráveis.
A adição de filetes de Kevlar em alguns
locais-chave dão ainda mais estabilidade
ao shape da vela.
Cores
A
Gaastra, após muita conversa com o público
e Team, lança a Nitro 5 com 4 cores
apenas, seguindo a tendência adotada nas
outras velas da linha 2004: C1 = Laranja
fluoroscente e Branco, C2 = Azul escuro e
Branco, C3 = Vermelho & Branco e C4 =
Amarelo fluorescente e Branco.
Gaastra Nitro 5 C1
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Gaastra Nitro 5 C2 |
Gaastra Nitro 5 C3
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Em
Breve
Gaastra Nitro 5 C4
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Chegada
no Mercado
Março / 2004.
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