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                                                   FLASH

                                  

                      Velas  Gaastra  Nitro 5

 por Marcelo Morrone     Fonte : katanka.com.br

                25/11/03

Próxima atração: Gaastra Nitro 5

Desenvolvimento

Antes de ir para a produção as velas de competição são testadas até o último momento possível e vencer é o teste definitivo. A meta da Gaastra é fazer a melhor vela em todas as circunstâncias que envolvem as disciplinas Fórmula e Slalom e oferecer um power refinado e controle no maior range possível de utilização.

Esse ano, muitas das regatas foram disputadas em condições de vento mínimo e se fez necessário velas ainda mais versáteis e potentes. Os testes constantes com os protótipos nos mastros Gaastra Ignition deixaram as novas velas perfeitas, com tensão e shape para produzir uma vela com power e na mão. O outline das velas foi ajustado em detalhes mínimos adaptando aos maestros para uma melhor tensão na valuma e estabilidade. As Nitro 5 tem um pouco mais de retranca, a medida da testa é bem similar à da Nitro 4, com a altura do punho de escota (clew) e da retranca re-ajustados para casar com as novas tendências das pranchas de Formula atuais. As velas de slalom grandes (6.6 - 8.5) tiveram ajustes que se provaram eficazes quando ajudaram Kevin Pritchard a vencer todas as baterias de Slalom no último Campeonato Mundial da IFCA. As velas menores de slalom (4.2 - 6.3) foram testadas e refinadas para se adaptarem ainda melhor nos mastros Ignition.

Devido aos excelentes resultados nos testes, a Gaastra decidiu que não terá mais na linha de produção a Nitro 5 12.5. Eles concluíram que a 12.0 será a maior vela necessária para competir nas condições de vento mais fraco possível. A Nitro 5 é mais potente que a Nitro 4 e cobre um maior range de vento, especialmente feita para merreca.

Construção e Durabilidade

O design da manga foi altamente beneficiado com as vantagens dos novos materiais exclusivos da linha 2004 da Gaastra. A forma de costurar balanceada do GEM 400 é ideal para as solicitações na parte central da área da manga. O novo Rhino Tough, é uma solução leve e perfeita para melhorar a resistência à abrasão na parte de baixo da manga. A parte de cima da manga, feita em uma peça única garante uma grande acurácia na curva do mastro na vela e na tensão. A Nitro 5 mantém o conveniente furo na manga para passar o elástico do puxão e o popular Strap-On, uma idéia simples e funcional para guardar as velas corretamente, sem precisar ficar amarrando cabinhos.

Para a prevenção do desgaste da esteira da vela no deck das pranchas, todas as costuras e superfícies da parte de baixo da Nitro 5 são protegidas com vinil. As bolsas de talas seguem o padrão da Nitro 4 Kpro, muito leves. As talas foram redesenhadas para melhorar o shape e o perfil das velas. Tubos maiores travam a pressão da vela na parte da frente e dão melhor shape para ventos fracos e melhor ângulo de orça.

O exclusivo sistema de cambers da Gaastra 2004 foi totalmente redesenhado e a vela ficou, só nesse item, 100g mais leve e ainda está ainda mais fácil de montar.

O uso do anti-rugas lançado em 2003 na Nitro 4 deixa os painéis da vela mais duráveis. A adição de filetes de Kevlar em alguns locais-chave dão ainda mais estabilidade ao shape da vela.


Cores

A Gaastra, após muita conversa com o público e Team, lança a Nitro 5 com 4 cores apenas, seguindo a tendência adotada nas outras velas da linha 2004: C1 = Laranja fluoroscente e Branco, C2 = Azul escuro e Branco, C3 = Vermelho & Branco e C4 = Amarelo fluorescente e Branco.


Gaastra Nitro 5 C1

Gaastra Nitro 5 C2

Gaastra Nitro 5 C3

 

 

 

 

Em Breve

 

 

 

 


Gaastra Nitro 5 C4

 

Chegada no Mercado
Março / 2004.