Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

         Copa GZero de Formula Windsurf 2003

   

                              * Resultados

 

        

4, 5 e 6 de julho de 2003 - Ilhabela - BL3 Armação

 

Clique para ampliar. Reportagem dia 06/06/03 - O Campeonato Paulista - Copa Gzero terminou com a certeza de que a classe FW está cada vez mais unida: além de São Paulo, tivemos representantes do Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará, numa grande contraternização. Além disso, de todas as classes participantes da Semana dos Monotipos de Ilhabela, a Formula foi a com maior número de participantes, 42 pranchas na água. O último dia teve os ventos mais fracos do campeonato, mesmo assim permitindo a realização de duas regatas "fun-flag", com vento leste de 9 a 13 nós, e portanto não alterou a classificação. Nossos agradecimentos à GZero pelo patrocínio e ao Tuchoman, nosso vitalício diretor social, que cuidou dos detalhes e da festa do sábado. Outro especial agradecimento a todos os velejadores que compareceram, e em especial à flotilha MGW, presença sempre marcante, e que organizará nos próximos dias 26 e 27 de julho o Desafio Oceânico-Niteroi/RJ. Data da próxima regata em Ilhabela: 16 e 17 de agosto, terceira etapa do Circuito Ilhabela de FW. Até lá ! 

Reportagem dia 05/06/03 - O segundo dia da Copa GZero de Formula Windsurf foi marcado pela realização da regata Long Distance, que foi corrida com bandeira "fun-flag", e portanto não válida para a classificação geral. O vento leste estava fraco em seu início, mas foi gradativamente aumentando até se estabilizar em 15 nós. Logo após, foi dada a largada para a quarta regata da série, que teve como destaque uma boa disputa entre Luca, Paulão e Schurmann, com vitória deste último. Nos iniciantes, houve mais 6 inscrições, e a vitória ficou com José Mello.

Reportagem dia 04/06/03 - Muito sol, vento, som, frutas e brindes. Assim foi o primeiro dia da Copa GZero 2003. E Ilhabela continua com ventos abençoados! O leste de 12 a 15 nós propiciou a realização de três regatas. Trinta e seis velejadores inscritos, sendo quatro iniciantes, velejaram na bela raia montada na Ponta das Canas. O catarinense Wilhelm Schurmann venceu as três, em segundo chegou o cearense Nelson Oliveira, seguido pelo carioca Leonardo Rebello, que está empatado com o paulista Luca Pascolato. Paulão teve muito azar: quebrou a retranca na primeira regata e o mastro na segunda. Na categoria iniciante o carioca Antonio Orestes Castro é o primeiro colocado.

Reportagem dia 02/06/03 - Como no final de semana passado, dia lindo de sol, vento sul com intensidade 15 - 18 nós desde as 10:00. Show! A organização está com todos os detalhes prontos, e a Base BL3 Armação já está em clima de contraternização e regata. Cerca de dez competidores treinaram hoje: Leo Rebello, Schurman, Paulão, Tuchoman, Mig, Christian, Guilherme Guzzi, Leo Guzzi, Miguel Arteaga. Destaque para os pegas entre os três primeiros, para o "treininho" de Long Distance do Roger até a Praia Grande, e para a catapulta do Leo Guzzi, que DETONOU COMPLETAMENTE sua prancha... Nunca vi estrago maior! Felizmente nada aconteceu com ele, o tombo nem foi tão espetacular assim...
Para amanhã (quinta) estão sendo esperados vários outros velejadores. Atenção para quem vem participar: de acordo com as intruções de regata, as inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Turismo de Ilhabela. Então aproveite para se inscrever antes de vir para a Praia da Armação. Bons ventos e até daqui a pouco!

Chamada - Julho em Ilhabela é o mês dos grandes eventos. Nos dias 4, 5 e 6 de Julho a BL3 realizará em sua sede na Praia da Armação o Campeonato Paulista de Fórmula Windsurf. Com patrocínio da GZero e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, o evento contará com os grandes nomes desta modalidade do windsurf. Estão confirmadas as presenças de velejadores do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Niterói. Isto garantirá muita disputa e emoção nas regatas de percurso Barla-Sota além da de Long-distance, também programada. O Evento faz parte da Semana dos Monotipos de Ilhabela que reunirá mais 12 classes: Tornado, Star, Laser, Finn, HC14 e 16, 420, Day Sailer, Dinghy, Snipe, Holder e Optimist.

 

Categor
  por Marcello Morrone



1- Wilhelm Schurmann (Starboard 147 / NP)
2- Nelsinho Oliveira (Starboard 147 / Gaastra)
3- Luca Pascolato (Starboard 147 / NP)

Tres dias de vento em Ilhabela, campeonato show o dos paulistas. Muita gente boa na raia, poucas regatas disputadas, poderia ter tido pelo menos mais umas 6, mas a CR nao quis fazer...
Chegamos um dia antes em SP e fomos recebidos pelo Ricardo Munhoz com sua Van (igual a dos caras, Fernando) rebocando um bote de apoio. Entulhamos a van e ainda teve que ir coisa amarrada em cima do bote. Pegamos a estrada rumo a Ilhabela, mas o rolamento do reboque do bote quebrou no meio do caminho e ficamos a deriva!! Demorou um pouquinho pra consertar e acabamos perdendo o treininho da quinta.
Chegamos e fomos muito bem recebidos e instalados pelo Anjinho. Agora era so esperar o dia seguinte pra correr as regatinhas...
PRIMEIRO DIA: A primeira regata do dia durou cerca de 12 minutos, se muito. A CR nao tinha muita noçao do quanto as pranchinhas novas estavam rapidas e montou uma raia muito curta, um autorama. Benga, mas deu pra pegar os macetinhos da raia. A CR aumentou o percurso e fomos pra segunda regata, vento entre 15 e 17 nos, meio over de 12.5, mas impossivel de voltar pra praia pra trocar, porque a raia estava muito longe. Tava bem melhor nessa regata, um pouco antes de montar o primeiro contravento minha extensao quebrou e fiquei a deriva...benga de novo! So me restou assistir o resto da regata enquanto desmontava a vela, passou o Wilhelm, o Nelson, nao sei mais quem e quando vinha o Paulao, nao deu outra, o mastro dele explodiu e ficou tambem a deriva! O resgate so chegou quando estavam ja largando pra terceira regata, resultado, perdemos a terceira regata tambem. Pro Paulao ainda foi mais complicado porque ele ja tinha deixado de correr a primeira porque sua retranca tinha quebrado antes da largada. Quando chegamos na praia tava o Neves, que tinha estourado o kit trapezio, o Joao Caltabiano que tinha dado uma joelhada na prancha e teve que abandonar tambem e o Leo que estourou o tack strap da vela e se picou pra praia tambem!! O Wilhelm ganhou as 3 regatas do dia. O Faisca ainda tava se acostumando com a raia e deve ter ficado meio over tambem de 11.5 e nao foi tao bem no primeiro dia.
No SEGUNDO DIA a CR inventou de fazer uma long distance, que por sinal, era menor que aquelas regatas normais de Recife e que nao foi valida para o campeonato. Novamente vento na casa dos 15 nos, perfeito pras regatinhas. A guarderia fica num buraco onde nao tem vento e teve gente que nao conseguiu largar porque eram uns 30 minutos da praia ate a largada (+/- 1 km de distancia). Eu tava ate bem na regatoza, mas perdi 3 posiçoes no ultimo contravento e popa, quando tive que parar 2x (folha na quilha + vacilo na regulagem de esteira, sem curso pra soltar). As regatas la em Ilhabela sao velocidade pura, legal, mas qualquer vacilo passa uma leva de gente! O Wilem ganhou, com o Nelsinho em segundo e o Neves (Diva 147, ihihih), andando bem pra caramba, em terceiro. Apos a ´long distance´ corremos mais uma regatinha valendo pro campeonato, de novo vacilei e perdi 3 posiçoes na ultima perna, mas ganhei uma quando o Anjinho caiu a poucos metros da chegada... essa foi a ultima regata valida do campeonato. 2 e meia o dia ja estava sendo dado por encerrado, deu vontade de ficar velejando...
TERCEIRO DIA: No domingo o vento demorou pra caramba pra entrar, tava claro que nao ia dar pra ter as 3 regatas pra eu conseguir descartar os 2 DNF e fui pra agua na tranquilidade, testando umas regulagens diferentes na vela. Quem quase ficou a deriva nesse dia foi o Leo, que quebrou o mastro montando, sorte que deu tempo dele montar outro mastro com a ajuda do nosso fiel companheiro Mariola. A surpresa do dia foi a volta do Marc Conrad, que correu com uma Nitro 4 11.5. To achando que o Bjorn tupiniquim volta pro Brasileiro!!! A CR vacilou de novo e ancorou onde nao tinha vento, 200 m pra cima tava todo mundo planando facil, eu de 12.5 tinha pressao pra caramba e tava dando uns bordinhos com o Marc, Paulao, Luca e Nelsinho enquanto os caras se resolviam. 30 min depois (tempo de 1 regata) a CR se posicionou mais acima e estava pronta pra iniciar os procedimentos. La em SP o vento minimo e 10 nos para largar. No barco, que tava no pior lugar da raia, tava dando 9.5 e o cara resolveu levantar a bandeira de Fun Flag. Era interessante que a corrente ja tinha virado pra sul e o vento vinha de leste, muito doido, a gente tinha que ficar arribando o tempo todo pra nao queimar a largada, o contravento era rapidinho! E o vento foi aumentando, tinha varios brincando de freeride / 7.0 e as Formula correndo fun flag. Eu tava bem pra caramba, montei em segundo e o Nelsinho me passou no fim do popa, so que caimos (eu e o Leo)numa armadilhazinha do vento perto da margem e caimos pra sexto e setimo. Nessa quem andou bem pra caramba foi o Mariola. Metade da galera limaozou e foi embora antes da ultima fun flag (nao podiam validar regata com largada apos as 4 da tarde), mas eu tava a fim de dar mais uma treinadinha e corri a regata, essa o Marc ganhou, eu em segundo e o Leo em terceiro. Como todo campeao tambem tem que ter sorte, o mastro do Wilhelm so estourou em terra, quando ele ja tinha voltado.
Fomos muito bem recebidos pelos velejadores paulistas Ricardo Munhoz, Anjinho, Roger... e a expectativa para o Community e de um evento nota 10.
Uma coisa ficou clara: o brasileiro 2003 vai estar num nivel muito forte! Pra ficar entre os 10 o cara vai ter que dar muito sangue e estar bem treinado, porque, vacilou, passa metade da flotilha!

Morrone [07/07/2003 16:04 - 1337]