Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

                      
Campeonato  Capixaba 2004
Volta da Taputera

Fonte: www.mgw.com.br

                              Resultados

Texto por Klango BRA 8

O tempo parece mesmo estar maluco. Aqui em Vitória um fato inédito nos últimos anos. Velejadores de todas as classes tiveram que aguardar 03 semanas para que houvesse vento para a realização de uma das mais tradicionais competições do estado e do Brasil. A VOLTA DA TAPUTERA. A regata é uma long distance com saída no Iate Clube indo até o canal de Vitória e retornando.

Na FORMULA a regata foi marcada pela diferença de estratégia entre Urubu e Kalango (eu sei que parece coisa de zoológico, mas este é o apelido da Galera.) Com o início marcado para as 11 horas e a previsão de ventos aumentando Urubu optou por colocar a 12,5 na tentativa de largar na frente abrir distância dentro do canal e depois segurar a barra do ventão na volta.

Eu optei pela 11 acreditando que o vento seria suficiente para a minha nova vela 2004 que com o novo corte está com muito mais power.

Na largada o vento caiu abaixo dos 7 nós e foi uma boiação total. Urubu conseguiu planar e foi embora. Os demais só planaram depois de 20 minutos de regata, mas o vento entrou de vez soprando entre 16 e 18 nós.

Na boiação cai para a sexta colocação atrás de Urubu, Sérgio Cassaro, João Paulo (nova revelação capixaba 15 anos e muita disposição) Rominho e Tubarão (ele está de volta !!!!), mas com a entrada do vento e acelerando no través foi só ir passando a galera toda. Cheguei na bóia em terceiro atrás de Urubu e Serginho Cassaro, mas com o aumento do vento foi fácil deixar Cassaro para trás e já comecei a aproximação a URUBU. Com a 12,5 Uruba se segurou como pôde vencendo o trecho de mar aberto chegando em primeiro. Fechei a regata em segundo e João Paulo em terceiro.

Aqui no Espírito Santo a rapaziada está treinando firma para o brasileiro tentando levar para Noronha o maior número de velejadores possível.

Um abraço a todos

Ricardo Conde BRA8