Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

   Entrevista  com  Marcílio Browne / BRA 171

  Fonte: www.katanka.com.br

      

Próximo sábado tem início o Circuito Cearense de FW com vários velejadores da alto nível participando de um dos mais disputados campeonatos estaduais do Brasil, só com "pratas da casa".

Um dos favoritos ao título de 2004 é o atual Campeão Brasileiro Master, Marcílio Browne que conversou com a gente:

Você veleja de Formula desde o início da categoria no Brasil. Como você vê a evolução dos equipamentos, desde a 175 / Nitro2 até a 158 / Nitro 5? Na sua opinião, qual seria o foco principal dos fabricantes para aperfeiçoar ainda mais as pranchas e velas?


MB: Qto á evolução dos equipamentos,sempre digo que duvido que eles possam melhorar de um ano pro outro,mas os projetistas e equipes de testes são realmente conhecedores e estão sempre evoluindo muito a cada ano.As velas e pranchas estão chegando ao ponto em que podemos muitas vezes usá-las até um limite de vento antes inimaginável para os tamanhos.Pranchas com o rocker tão perfeito que as mantém calma na água mesmo em condições" punks ".Vejo como tendência o uso de velas menores e mais ágeis nos limites inferiores.As pranchas ajudam neste sentido.


Browne de 175 e Nitro 2 no Mundial de Fortaleza (2001)

No último Brasileiro de FW, em Floripa, 5 entre os 10 melhores classificados eram da categoria Master. A que você atribui o bom desempenho dos velejadores Masters em regatas nacionais? Você acha que a questão financeira, com a estabilidade que só vem com a idade, tem a ver com isso ou o velejador mais experiente pode levar vantagem sobre o mais jovem?


MB: Não creio que o fato de grana fazer a diferença.Sei que eh difícil de ganhar sem ter todos os equipamentos à disposição,mas acredito que podemos ficar entre os primeiros mesmo sem essa condição privilegiada que alguns têm.No meu caso específico,desde Maragogi venho correndo os campeonatos com apenas uma vela e uma quilha .Farei o mesmo em Noronha.Não vou ter recursos pra ter tudo que gostaria pra correr lá...e daí???Observe que estes velejadores masters bem classificados vem exatemente do Nordeste(MARCILIO ,NELSON,ELIZEU,MATHIAS,COELHO),região das mais pobres do Brasil e de baixo poder aquisitivo.Acredito que a grande diferença seja o fator tempo de velejo.Posso afirmar que velejamos no mínimo 5 dias dos 7 da semana e com parceiros bem nivelados.Com o passar do tempo aprendemos a correr as regatas e conviver com a pressão,mas como o próprio Kevin fala,a diferença de idade eh um fator que conta contra o melhor desempenho dos masters.Gostaria muito de ter meus 25 anos de volta!!! SEMPRE COMPETI CONTRA VELEJADORES BEM MAIS EQUIPADOS DO QUE EU,MAS ISSO EU SEMPRE USEI PRA ENGRANDECER MINHA META DE VITÓRIA.Eh bom ganhar assim...

Você é o atual campeão Brasileiro Master de FW e terminou em terceiro no geral (desconsiderando o argentino Gonzalo, profissional que correu como convidado). Você tem algum tipo de preparação fora da água (musculação, aeróbicos, alimentação..)?


MB: Na real,acredito que o condicionamento físico faz muito mais diferença que equipo e outros.Se fizermos um teste de condicionamento físico,muito provavelmente teremos os 5 masters entre os melhores.Quem vai dizer que o Zeu (Elizeu Vieira) tem problemas com o condicionamento físico.Eu malhei a minha vida toda.Fiz muita ginástica aeróbica,muito alongamento e muito peso eu levantei tb.Eh um fato que eu gostaria de pesar acima de 80kg,mas...No dia que eu acreditar que o preparo físico está me empatando de disputar campeonatos pensarei em mudar um pouco o foco.Hoje,apesar de distante,penso em vitórias no "open".O prêmio de masters eu considero como consolo.Pra mim,vale o resultado geral.

Você treina praticamente todos os dias em Fortaleza, com uma condição excelente de ventos, temperatura e raia. Você tem ainda trabalhado com a regulagem dos equipamentos ou já considera que está tudo pronto para entrar na raia e competir?


MB: Na realidade,como eu tenho poucas opções de materiais,procuro sempre testar novas variações em cima de um mesmo equipo.Mudo mastros,experimento mudanças no downhaul e outhaul,posição da vela na prancha,da quilha na prancha.Não acredito que alguém consiga tirar tudo de um equipo em poucos velejos.Hoje já estou conhecendo muito bem meu rig e prancha e estou pronto pra ir correr regatas.

Que conselho você daria a um jovem de 12 ou 13 anos (como seus filhos Brauzinho e Biel, já excepcionais velejadores) que querem entrar no Windsurf?


MB: Qto aos meus filhos,não lembro de uma regra ou conselho.Na realidade ,eles nasceram e cresceram vendo o pai , tio e a maioria dos amigos correndo regatas,velejando nas ondas etc...tá no sangue deles.Hoje,talvez seja a maior realização da minha vida,mas foi sem querer.Nunca esperei tamanha dedicação e vontade de entrar no mar.Eh isso ai,o meu conselho eh de que jovens devem buscar fazer aquilo que realmente gostarem.O sucesso vem ,mesmo sem querer .Esqueça tb essa história de buscar os melhores equipos etc...vá se divertir com o que for possível.Agora,estou lembrando da primeira prancha de slalon que o brauzinho teve(7 anos).Ele simplesmente adorava aquele "bacalhau".Era uma prancha "QUATRO" que era do tio Zeu e ele deu ao Brauzinho qdo não dava mais pra usar.Pesava uns 12 kg e era sempre cheinha dágua.Uma beleza!!!mais já com ela ele começou a botar as manguinhas de fora.