10 MANDAMENTOS PRA MONTAR BEM O SEU
EQUIPO:
NÃO TEM AQUELE DITADO "QUEM SABE LER, SABE COZINHAR"?
WINDSURF É A MESMA COISA...
1 - ANTES DE MAIS NADA, TODA VELA
TEM SUAS MEDIDAS (LUFF = TESTA, OU
SEJA, É A DISTÂNCIA DO TOP À BASE
DA VELA; BOOM = RETRANCA, OU SEJA,
É A DISTÂNCIA DO MASTRO AO OLHAL
DA ESTEIRA DA VELA) ESCRITAS EM
ALGUM LUGAR PRA QUE, ANTES DE MONTÁ-LA,
VOCÊ JÁ TENHA NOÇÃO DO QUANTO
VAI TER ABRIR A RETRANCA E DO QUANTO
VAI TER QUE ALONGAR O MASTRO (CASO
NECESSÁRIO), REGULANDO ISSO ATRAVÉS
DA EXTENSÃO.
medidas ficam na própria vela ou
na capa
NO EXEMPLO ACIMA, SE O SEU MASTRO FOR O
INDICADO PRA ESSA VELA, OU SEJA, SE
ELE TIVER 4.60m, VOCÊ VAI TER QUE
AUMENTAR SEU MASTRO EM 24cm ATRAVÉS
DA EXTENSÃO.
MESMA COISA COM A RETRANCA: SE SUA
RETRANCA TEM POR EXEMPLO 1,80m DE
CORPO (PARTE FIXA), VOCÊ VAI TER
QUE ALONGÁ-LA EM 40cm, SACOU? E POR
AÍ VAI...
AO COMPRAR O MASTRO E A RETRANCA, VEJA
PRIMEIRO O QUE A SUA VELA PEDE, PRA
EVITAR PROBLEMAS FUTUROS.
2 - COM ESSES DADOS NA CABEÇA, AGORA É
MOLE. ENFIAR A VELA NO MASTRO É A
PARTE MAIS CHATA MAS É TRANQUILO.
CASO A VELA TENHA CAMBERS, AÍ
REQUER UMA MONTAGEM MAIS ESPECÍFICA
DE ACORDO COM O MANUAL DE CADA UMA,
POIS ALGUMAS VOCÊ MONTA PASSANDO O
MASTRO POR DENTRO DOS CAMBERS E
OUTRAS NÃO. NAS VELAS SEM CAMBERS
É MAIS FÁCIL AINDA, É SÓ VESTIR
A MANGA DA VELA NO MASTRO ATÉ O FIM
E, EM QUALQUER VELA, SEMPRE
VERIFIQUE SE O TOP DO MASTRO
ENCAIXOU DIREITINHO NO PLUG DO TOP
DA VELA.
detalhe do top já encaixado no
plug
ANTES DISSO, CONFIRA NO MASTRO, CASO ELE
SEJA "2 PIECES" (99% DOS
MASTROS TEM 2 PARTES), SE ESTÁ
TOTALMENTE ENCAIXADA UMA PARTE NA
OUTRA, NÃO PODE TER FOLGA NESSA
EMENDA, SENÃO QUEBRA. A VELA POR
ENQUANTO ESTARÁ TODA ENRUGADA.
vela enfiada no mastro, bem
enrugada
3 - COLOQUE A EXTENSÃO NA BASE DO MASTRO
E CAÇE A VELA NÃO TOTALMENTE, PRA
QUE FIQUE MAIS FÁCIL PRENDER A
RETRANCA NO MASTRO DEPOIS. A VELA
AINDA ESTARÁ MEIO ENRUGADA NO
SENTIDO DO MASTRO. AO PASSAR O CABO
NO OLHAL (OU ROLDANAS) DA VELA E NAS
ROLDANAS DA EXTENSÃO, CUIDADO PRA NÃO
CRUZAR UM PELO OUTRO NAS PASSADAS,
SENÃO VAI FICAR TUDO AGARRADO. POR
FIM, PRENDA A PONTA DO CABO NO
MORDEDOR DA EXTENSÃO.
cuidado pra não cruzar os cabos
4 - COLOCAR A RETRANCA NO MASTRO É MOLE
TAMBÉM: ABRA O ENGATE E REPARE QUE
ELE TEM QUE ABRAÇAR O MASTRO, SENDO
QUE O CABO QUE DÁ APERTO NO ENGATE
TEM QUE DAR A VOLTA POR TRÁS DO
MASTRO E PRENDER DIREITINHO NO OUTRO
LADO DA PONTEIRA. TEM QUE DAR PRESSÃO
NESTE CABO, SENÃO A RETRANCA FICA
BAMBA E DEPOIS VELEJANDO ELA PODE
DESCER.
ALGUNS MASTROS HOJE SÃO MUITO LISOS E
UMA GAMBIARRA SEMPRE É BEM VINDA:
FORRE O MASTRO COM UM PEDAÇO DE CÂMARA
DE AR OU COISA PARECIDA EMBAIXO DO
ENGATE PRA RETRANCA NÃO DESCER.
fechando o engate da retranca no
mastro
5 – AGORA CAÇE A VELA NA PONTEIRA
TRASEIRA DA RETRANCA ATÉ O FIM,
PASSANDO O CABO 2 VEZES PELO OLHAL
DA VELA SEM CURZAR OS CABOS, ATÉ
ELA ENCOSTAR NA PONTEIRA E PRENDA O
CABO NO MORDEDOR. A VELA AGORA JÁ
ESTÁ CAÇADA NA RETRANCA, MAS AINDA
ENRUGADA NO SENTIDO DO MASTRO.
de novo, não cruze os cabos
6 - AGORA SENTE NO CHÃO E, USANDO SEU PÉ
COMO APOIO OU UM "EASY RIG"
("CAÇADOR"), CAÇE A VELA
NA EXTENSÃO DO MASTRO ATÉ O FIM,
OU SEJA, ATÉ ELA ENCOSTAR NO
MORDEDOR DA EXTENSÃO E, NO FINAL,
PRENDA O CABO NESTE MORDEDOR.
A VELA AGORA DEVE ESTAR TOTALMENTE
ESTICADA, SEM RUGAS AO LONGO DO
MASTRO. RUGAS NA VALUMA (BORDO DE
FUGA, OPOSTO À TESTA) TUDO BEM, É
CARACTERÍSTICA DE CADA VELA,
ALGUMAS ENRUGAM MUITO À MEDIDA QUE
CAÇAMOS A TESTA, OUTRAS NÃO.
DEPENDENDO DA VELA VOCÊ VAI CAÇAR
UM POUCO MAIS OU UM POUCO MENOS,
SEMPRE SEGUINDO O MANUAL.
TEORICAMENTE, QUANTO MAIS VENTO, MAIS VOCÊ
CAÇA, TANTO NA TESTA (EXTENSÃO DE
MASTRO) QUANTO NA ESTEIRA
(RETRANCA).
caçando com o apoio do pé
usando o caçador: pra que fazer
força?
7 - AGORA É SÓ VERIFICAR A ALTURA DA
RETRANCA EM RELAÇÃO AO SEU CORPO:
BOTE O RIG EM PÉ E VEJA A ALTURA
QUE A RETRANCA FICOU, TEM QUE ESTAR
DO PEITO PRA CIMA. QUANTO MAIS ALTA,
MENOS FORÇA VOCÊ FAZ.
vela grande, retranca mais alta
8 - ENROSQUE O PÉ DE MASTRO NA PORQUINHA
QUE VAI DENTRO DO TRILHO DA PRANCHA
E APERTE BEM. NA DÚVIDA DEIXE-O
MAIS OU MENOS NO MEIO DESSE TRILHO.
TEORICAMENTE, QUANTO MAIS PARA TRÁS
O PÉ DE MASTRO, MAIS VELOCIDADE E
MENOS CONTROLE DA PRANCHA VOCÊ TERÁ
E VICE-VERSA.
pés de mastro enroscados
9 - COLOCANDO O PUXÃO: ACIMA DA
RETRANCA, PASSE A ALÇA SEM ELÁSTICO
(PARTE DE CIMA DO PUXÃO) AO REDOR
DO MASTRO E DESÇA-O POR DENTRO DA
RETRANCA ATÉ A EXTENSÃO, ONDE VOCÊ
IRÁ PRENDER A OUTRA EXTREMIDADE (ALÇA
ELÁSTICA). ISSO EVITA QUE O PUXÃO
ABRA ACIDENTALMENTE O ENGATE
DA RETRANCA DURANTE O VELEJO.
UMA OUTRA MANEIRA SERIA PRENDER O PUXÃO
DIRETO NA PONTEIRA DA RETRANCA, CASO
ELA TENHA UM LOCAL PARA ISSO E
DEPOIS É A MESMA COISA, PRENDA O ELÁSTICO
(PARTE DE BAIXO DO PUXÃO) NA EXTENSÃO
DO MASTRO. ESTE ÚLTIMO MODO TAMBÉM
DEIXA O PUXÃO MAIS LONGO.
assim pode abrir o engate sem
querer
10 - ACABOU!! AGORA
CONECTE O RIG NA PRANCHA, OU SEJA,
CONECTE A EXTENSÃO DO MASTRO NO PÉ
DE MASTRO, SEMPRE CUIDANDO PRA QUE
SUAS COISAS NÃO SAIAM VOANDO, O
VENTO DEVE ENTRAR COMO NA FIGURA:
quilha pra baixo também é mais
seguro
FINALMENTE TÁ TUDO PRONTO. AGORA DÊ UMA
CHECADA GERAL NO EQUIPO PRA VER SE NÃO
TEM NADA MEIO SUSPEITO DE BICHAR,
TIPO PÉ DE MASTRO, CABOS, KIT DE
TRAPÉZIO, QUILHA, CONFIRA SE AS
TALAS ESTÃO CAÇADAS PRA NÃO FICAR
NENHUMA RUGA, ETC.
E NÃO ESQUEÇA DE FECHAR O BUJÃO DA
PRANCHA!
AGORA LEVE TUDO PRA ÁGUA
CARREGANDO O EQUIPO SEMPRE DA
MANEIRA MAIS INTELIGENTE, DEIXE O
VENTO FAZER FORÇA PRA VOCÊ! ELE
EQUILIBRA A VELA PASSANDO POR CIMA E
POR BAIXO.
carregando o equipo
outra maneira, um pouco mais difícil
CUIDADO COM ONDAS TRAIÇOEIRAS
AO ENTRAR, LIVRE PRINCIPALMENTE A
QUILHA E O MASTRO, A VELA COSTUMA
“COLAR” NA ÁGUA:
atenção nessa hora, vacilou é
prejú certo
AGORA É DESLIGAR O CELULAR E...
...DETONAR!!!
ROMULO FINAMORE NETO –
BRA110
www.LOOPwindsurfing.com
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