Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

       Campeonato do  Distrito Federal  de Formula  2003

                              13 e 14 de Dezembro

por Marcello Morrone

                          Dia  02 ( Final )
 



Hoje as rajadas chegaram a 13 mph no aeroporto (http://weather.noaa.gov/weather/current/SBBR.html). O vento rondou bastante e perdemos muito tempo com mudança de raia e bóia desgarrando. Foram 2 regatas e mais 1 tentativa.
O que eu vi:
Na primeira regata fui pela margem e dei sorte que as rajadas rondaram positivas pra mim. No primeiro contravento eu montei em primeiro, o Almyr vinha em segundo, o Roberto em terceiro e o André em quarto. Consegui manter a posição no popa e no segundo contravento. O Almyr também estava bem em segundo com uma boa vantagem, no segundo popa a alça da prancha do Roberto saiu e ele teve dificuldades para segurar o André que acabou ganhando a terceira posição. Pelo jeito que a CR montou a raia, o bordo da margem era mais curto, mas o vento tava entrando mais forte por fora. O Almyr optou por descer numa boa rajada por fora e o André optou pelo bordo da margem e acabou se dando muito bem, porque a rajada sorriu pra ele, que se recuperou bem e conseguiu ainda chegar 1 ou 2 metros na frente do Almyr.
A segunda regata foi meio estranha porque o André vinha na frente, com o Fumaça na cola, eu em terceiro e o Faísca em quarto, ele montou o popa e parou, aí o Fumaça parou atrás, eu parei atrás e o Faísca também parou, mas na verdade o André parou porque tinha largado escapado, quando a gente soube saiu no gás como se tivesse largando de novo. O Fumaça optou pelo bordo de fora, enquanto eu e o Faísca fomos pela margem. De novo favoreceu muito na margem e chegamos na bóia com 2 cambadas apenas. Acabamos montando na frente do Fumaça e foi assim até o fim, o popa foi muito rápido porque entrou uma rajada bem favorável e foi só um jibe pra completar o percurso. O Rogério abandonou após mais um "quase-acidente" com lancha (aliás, hoje tava f...).
Com os resultados de hoje, acabei herdando o campeonato, mas quero deixar registrado aqui que os resultados podem não ter sido os mais justos pelas várias circunstâncias (quebras, rondadas, escapadas, raias...) e a diferença de um ponto entre mim e o André, pra mim não quer dizer nada. O Almyr também melhorou incrivelmente na merreca e também poderia ter levado, bem como o Rogério, que velejou muito bem ontem, tirando 2 terceiros correndo de 11.5, mas não deu sorte hoje, os Communities também montando bóia na frente dos "pros" mostraram que no ano que vem todos vão ter que suar a camisa pra andar na frente.

Após 4 regatas, o resultado final ficou assim:
1- Marcello Morrone CNB
2- André Pedroza RN
3- Almyr Barros RN

Community
1- Fumaça CNB
2- Faísca CNB
3- Vivo ??

Lembrando que a premiação vai ocorrer no dia 16 lá no Iate. Além da premiação oficial da FNB para as categorias acima (filiadas), vamos ter a premiação da Start Masculino e Feminino e a entrega dos prêmios oferecidos pela Mormaii aos melhores colocados de cada categoria.

MarcelloMorrone [14/12/2003 22:03 - 1706]

 

                              Dia  01

  



Hoje rolou um ventinho suficiente para completarmos 2 regatas e mais 4 ou 5 tentativas.
O que eu vi:
Largamos a primeira regata lá pelas 10:30 com vento fraco, mais ou menos uns 8 nós, na primeira cambada minha retranca fechou e tive que correr a regata inteira com a vela só armando de um lado! Dei sorte no primeiro contravento e montei na frente, seguido do André e Rogério, no segundo contravento não deu pra segurar o André que buscou e passou, montando em primeiro e seguindo assim até o final, terminei em segundo e o Rogério em terceiro.
Paramos na guarderia pra tomar uma água e quando eu tava arrumando a retranca a CR deu a largada! Saí correndo mas não deu tempo, passei pela CR e os caras já tavam cambando pra continuar subindo, quando eu cambei vi que tinha esquecido, na pressa, de atarrachar o twist da retranca do outro lado e a retranca fechou de novo, tive que voltar pra margem pra arrumar de novo, minha sorte foi que entrou uma rajada bem positiva na margem que me chutou lá pra cima, mas ainda 1 perna atrás dos líderes que montavam o popa pra partir pra segunda volta. Logo no início do segundo contravento meu kit trapézio, após 3 anos de bons serviços prestados resolveu estourar, ficando só na mangueira (que aguentou o resto da regata inteira!), mais uma vez só conseguia velejar direito pra um lado, fiz o bordo da margem de novo e me dei bem de novo, enquanto uma galera estava no meio do lago. Quando montei o contravento, o Almyr já tava chegando, seguido do André e do Rogério. Desci o popa pela margem de novo e me dei bem de novo, terminando em quarto. Espero que tudo de ruim tenha acontecido hoje!!
De tarde o vento ficava ameaçando firmar, mas sempre caía depois do primeiro contravento, boiava todo mundo e tinha que cancelar a regata.
Amanhã tem 8 m/s de cptec, vamos ver se conseguimos fazer mais regatas.
Resultados após 2 regatas:
Formula:
1- André Pedroza, RN
2- Marcello Morrone, CNB
3- Rogério Matos, CNB
Community:
1- Vivo, CNB
2- Faísca, CNB
3- Macarrão, CNB

MarcelloMorrone [13/12/2003 21:34 - 1705]