Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

         Lancha atropela windsurfista em Ilha Bela / SP

  Fonte : www.looping.com.br

                      
 por Valéria Matuck

Amigos velejadores,

Mais um acidente grave aconteceu este final de semana, desta vez em Ilhabela. Infelizmente este é o segundo com velejadores de windsurf este ano (o primeiro foi na Guarapiranga).

Precisamos tomar mais cuidado enquanto velejamos. Por sorte um bote da BL3 estava por perto e pode socorrer o velejador já que a lancha que causou o acidente não prestou socorro e sumiu.

Temos que nos mobilizar e pedir uma atitude mais forte dos meios legais para que esse tipo de situação não ocorra novamente. Como essas atitudes de órgãos competentes costumam demorar a acontecer nós mesmo devemos tomar cuidados:

- Sempre velejar acompanhado.
- Avisar ao clube, escola ou flotilha que você está na água.
- Usar colete salva vidas.
- Não ficar na dúvida sobre quem tem direito de passagem. Você é muito mais frágil do que uma embarcação, na duvida PARE e sinalize.
- Estar sempre atento!

Valéria S. Matuck

Segue matéria:

"Lancha atropela engenheiro no litoral de São Paulo

O engenheiro Reinaldo Stuhlberger, 44, que mora em São Paulo, foi atropelado por uma lancha em Ilhabela (litoral norte de São Paulo) enquanto praticava windsurf, na tarde do último sábado. A vítima sofreu fraturas múltiplas na bacia e um corte profundo nas costas, provocado pelo rotor.

Nesta segunda-feira, ele permanecia internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, na capital. De acordo com a família, o estado de saúde dele é estável.

De acordo com testemunhas, a lancha que atropelou o engenheiro foi um modelo de 39 pés (cerca de 11,8m de comprimento), pintado nas cores branca, amarela e azul. Teria o nome "Kailua" grafado no casco. O piloto teria fugido depois do acidente e até ontem nem ele nem a embarcação haviam sido localizados.

O atropelamento aconteceu por volta das 16h do sábado, na praia Ponta das Canas, localizada no extremo norte de Ilhabela, no canal de São Sebastião. Segundo a mulher de Stuhlberger, Ilana, o engenheiro estava praticando windsurf quando percebeu a aproximação da lancha.

Segundo ela, o marido, que está consciente, disse que foi visto pelo piloto da embarcação, o que reforçaria a hipótese de que o piloto fugiu sem prestar socorro. Stuhlberger foi retirado da água por uma pessoa que estava em um bote. "Ele se machucou bastante, teve algumas pequenas fraturas na bacia, sofreu um corte grande nas costas e perdeu muito sangue", disse ela.

A reportagem entrou em contato com a delegacia da Capitania dos Portos, em São Sebastião, onde o acidente foi registrado, para obter informações sobre as investigações, mas foi informada que o expediente havia se encerrado às 17h e a pessoa que poderia responder às questões não estava mais no local."