Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                  

         Nova Diretoria da ABPV toma posse

Fonte: www.katanka.com.br

                      

A nova diretoria da ABPV começou os trabalhos para 2004. A presidente Renata Fuzetti, em e-mail endereçado a todos os velejadores filiados, diz esperar um ano brilhante para o Windsurf em 2004 com o Brasil nas Olimpíadas e os brasileiros disputando um campeonato em Fernando de Noronha.

"Com o apoio da Federação Brasileira de Vela e Motor, a intenção desta Diretoria é a de re-organizar a Associação, visando maior seriedade e profissionalismo, oportunidades de crescimento, e valorização para nosso esporte" Renata Fuzetti



IMPORTANTE (12/05/2004): Por Renata Fuzetti refuzetti@uol.com.br

Prezados velejadores,

Gostaria de agradecer em primeiro lugar, o apoio em massa que recebi através de dezenas de e-mails que chegaram de todas as partes do país nos últimos três dias. É um enorme incentivo saber que os velejadores estão solidários com a reorganização do esporte.

O e-mail enviado na última sexta-feira informou que, entre outras coisas, a atual Diretoria objetiva a regularização da documentação da ABPV, a abertura de uma conta bancária em nome da Associação e a criação de um website oficial.

A seguir, apresenta-se com inédita transparência e seriedade, os fatos que tornam a ABPV o tão conhecido “pepino”, e apresenta-se a estratégia que visa finalmente melhorar a situação de nosso esporte. Ao ler esta mensagem, tenha em mente três coisas: (i) os fatos aqui apresentados não foram criados por ninguém, são os relatos da realidade, e (ii) as soluções apresentadas abaixo são fruto de meses de exaustiva pesquisa das leis que regem nosso país, discussões, sugestões e debates entre diferentes pessoas e órgãos que representam o esporte, e advogados que apóiam esta iniciativa. Não saíram de uma só cabeça; e (iii) são apresentadas agora pois é nesse momento que se tornaram conclusivas, e não apenas especulativas.

A ABPV

A ABPV foi fundada e registrada em um cartório de Recife-PE em 1984. Desde sua fundação, nenhuma ata foi posteriormente registrada naquele cartório. São vinte anos de mudanças de diretoria, assembléias gerais, atualizações que deveriam ter sido feitas no Estatuto Social e vinte aprovações de contas anuais que nunca foram registradas naquele ou em qualquer outro cartório.

A ABPV possui um número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ que um dia foi ativamente utilizado. No entanto, a situação cadastral da Associação hoje em dia é classificada como INAPTA, ou seja, o registro não pode ser utilizado.

O pior, no entanto, tais irregularidades não podem ser sanadas. Pelo fato das mudanças de diretoria não terem sido devidamente registradas no cartório, não se pode chegar hoje, vinte anos mais tarde, em Recife alegando ser responsável pela mesma. Nenhum banco pode aceitar uma solicitação de abertura de conta com um CNPJ inválido de uma associação que se encontra em situação irregular.

A triste realidade da nossa associação é que, de direito, beira a inexistência. Mas se ela não existe de direito, sabe-se que ela de fato sempre esteve atuando.

São vinte anos de história de um esporte polêmico e tão diversificado. São vinte anos de campeonatos brasileiros, de velejos, de “juvenis” que viraram “open”, de ”open” que viraram “master”, esportistas brasileiros que trouxeram títulos de lugares tão distantes. De velejadores que já se foram...

A história da ABPV está marcada em todas as flotilhas, em todos os cantos do Brasil, em todos nós. Mas para que se construa mais vinte anos de história, e de uma história de sucesso, é preciso acabar com a palhaçada e começar a levar a sério a organização de um esporte que merece ser respeitado.

Nos últimos anos, a Associação esteve abandonada, mas não podemos culpar aqueles que estiveram à sua frente. Mesmo que objetivos possam não ter sido alcançados, essas pessoas tentaram e se movimentaram pelo esporte. Merecem muito respeito por isso.

Todos nós velejadores temos algum nível de co-responsabilidade na atual situação da ABPV, principalmente os palhaços-praticantes, que sempre dão um jeitinho de tentar atrapalhar quando algo de positivo é proposto.

As críticas construtivas são bem-vindas, e as maldosas serão consideradas. Mas é o apoio de você - que faz o esporte existir - que fará com que o mesmo tenha oportunidade de caminhar livre de obstáculos.

O Futuro do nosso esporte

A solução que encontramos para a Associação que existe de fato, é a de regularizá-la em um novo cartório, através da adoção de um novo Estatuto Social prevendo regras claras e compatíveis com a atual realidade do esporte, com a posterior solicitação de novo CNPJ. Dessa maneira, uma conta-corrente em nome da Associação poderá ser aberta, a documentação estará regularizada, e os velejadores poderão finalmente ter o apoio de um órgão especificamente direcionado para o crescimento e desenvolvimento do windsurf no Brasil.

Um pré-requisito para regularizá-la é a mudança do nome da Associação, pois o antigo não deve ser duplicado. O primeiro Estatuto Social está sendo revisado e será em breve enviado para sua apreciação.

Uma Assembléia Geral será realizada em Fernando de Noronha, por ocasião da realização do Campeonato Brasileiro, para aprovação formal das mudanças propostas, e preenchimento dos cargos criados. (Serão mantidas as Coordenadorias Estaduais e foram criadas as coordenadorias de classes, visando melhor atender os interesses específicos de cada modalidade de nosso esporte.)

Essa atitude parte de uma iniciativa forte que visa o apoio da maioria. Maioria essa que sinceramente tem respeito e amor ao esporte, acima de seus interesses pessoais, e que sabe que o windsurf merece reconhecimento, dá oportunidades, tem potencial. O surf já conseguiu ser um esporte mais desorganizado que o windsurf e, hoje, tem um circuito brasileiro forte que chega a oferecer um automóvel ao campeão de cada etapa.

Um dia alguém chegou e organizou aquele esporte. Chegou nossa hora de organizar o nosso!

Aqueles que algum dia já investigaram a situação do windsurf no Brasil sabem que o mais trabalhoso e difícil do processo é a iniciativa: pesquisar, avaliar as hipóteses, se expor e tornar viável a solução.

A iniciativa já foi tomada. Fica faltando apenas a sua participação.

Para os que se sentirem em dúvida a respeito da reestruturação da antiga ABPV, uma dica: pense na finalidade para que ela foi criada. Uma associação esportiva deve existir para atender às necessidades de um esporte e não para se tornar um obstáculo ao desenvolvimento do mesmo. A Associação não pode ser um pedaço de papel perdido em Recife. Ela, de fato, é mais que isso!

Destinação da receita da ABPV

Quanto às anuidades de 2004 depositadas em minha conta-corrente, aguardo o pronunciamento dos depositários quanto à aprovação da iniciativa apresentada. Os que não tiverem de acordo terão os valores restituídos. Os que apoiarem o projeto terão parte de suas verbas aplicadas no processo de reestruturação acima descrito, o qual terá suas contas devidamente prestadas por ocasião da realização da Assembléia Geral, em Noronha.

Esta iniciativa não afeta o Campeonato Brasileiro ou qualquer outra atividade da ABPV, e o processo de regularização dos numerais prossegue normalmente.

Participe: responda a esse e-mail o mais rápido possível, dizendo se apóia ou não essa iniciativa. O futuro do Windsurf só aguarda o seu apoio!

Atenciosamente,

Renata Fuzetti

Obs: Agradeço o imenso apoio e consideração de todos os velejadores que contribuíram e apoiaram a realização deste documento

-----------------------------------------------------------------

IMPORTANTE (04/05/2004): Por Renata Fuzetti refuzetti@uol.com.br

Prezados velejadores,

O ano de 2004 será sem dúvida um ano histórico para o windsurf Brasileiro. O brilho de um ano olímpico, que ainda conta com um evento inédito na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha. Para a Associação Brasileira de Prancha a Vela muitas mudanças, a começar pela Diretoria.

A transição de gestão da ABPV ainda não esta completa. A eleição eletrônica foi realizada há quase dois meses, mas a documentação só começou a chegar às mãos da nova Diretoria, há dez dias. Sem a mala-direta completa e a lista oficial de numerais de 2003, ficou impossível dar início às atividades da Associação de maneira correta antes da presente data.

A ABPV vem por meio desta, convidar todas as pessoas ligadas ao windsurf, competidores ou não, a nesse momento associar-se a ela, como forma de apoio ao crescimento do esporte.

Com o apoio da Federação Brasileira de Vela e Motor, a intenção desta Diretoria é a de re-organizar a Associação, visando maior seriedade e profissionalismo, oportunidades de crescimento, e valorização para nosso esporte. Toda documentação da Associação está sendo regularizada para que uma nova conta bancária e um website possam ser em breve ativados.

A anuidade este ano foi estipulada em R$ 45,00 (quarenta e cinco reais). A ABPV expedirá para os interessados sem custo adicional, uma carteira de associado para fins de comprovação de sócio e que dará direito de usufruir de convênios futuramente firmados pela mesma.

Devido a urgente necessidade de se regularizar os numerais visando o Campeonato Brasileiro de FW, a ser realizado nos dias 9 a 13 de Junho em Fernando de Noronha, estamos temporariamente disponibilizando uma conta bancária comum para o depósito da anuidade, até que a conta da ABPV seja regularizada.

Procedimento para associar-se ou regularizar sua situação:

1) Pagar a taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) no HSBC, Agência: 1609 conta n° 09902-81 (Renata R. Fuzetti). É imprescindível que o depositante se identifique, a Associação não se responsabiliza por depósitos não identificados.

2) Preencher corretamente TODAS as informações da Ficha de cadastro em anexo e envia-la para refuzetti@uol.com.br. Uma confirmação do recebimento da ficha será enviada.

3) Os interessados em obter a carteira de associado, deverão enviar 2 fotos ¾ com nome completo e numeral solicitado no verso, para o endereço: Avenida do Pepê, 780 ap.112 Barra da Tijuca cep. 22620-171 Rio de Janeiro – RJ.

4) Aguardar o e-mail de aprovação de seu pedido de afiliação e a confirmação do numeral solicitado.

OBS 1-) Será concedido um prazo de 20 dias a partir da presente data, para a regularização dos numerais concedidos em 2003, de acordo com a lista em anexo cedida pela diretoria anterior. A partir de 27 de maio de 2004, todos os numerais não regularizados estarão liberados para qualquer associado. IMPORTANTE: Este e-mail esta sendo enviado para todos os nomes contidos na mala-direta cedida pela gestão anterior. Tendo em vista que foram cedidos apenas endereços eletrônicos, a atual Diretoria não se responsabiliza por velejadores não contactados.

OBS 2-) FICHAS INCOMPLETAS NÃO SERÃO CADASTRADAS. O e-mail cadastrado na ficha será o meio de comunicação oficial entre a Associação e o associado. Em caso de dificuldade, por favor, entre em contato imediatamente com a Associação.

Caso deseje ser excluído desta mala-direta, por favor mande um e-mail para este endereço solicitando a exclusão.

Listagem atualizada dos numerais "2004" . Para fazer o cadastramento em 2004, os velejadores deverão preencher a "FICHA ANEXA"

Atenciosamente,

Renata Fuzetti refuzetti@uol.com.br

Presidente ABPV

ABPV
Av. do Pepê, 780 ap.112
Barra da Tijuca cep.22620-171
Rio de Janeiro - RJ
tel.(21) 8153-9526