Topo                  

 
                        

                                                   FLASH

                                                            Reports

        Campeonato Europeu de Formula 2006

                Portimao,Portugal - 8 a 13 de Maio

                  

                                    FINAL (13/5/06)
Fonte : www.katanka.com.br

 

Wilhelm Schurmann é o Campeão Europeu de FW 2006, categoria leve!

   Agora quem tá contando a história é o Wilhelm. Com a palavra o Campeão Europeu Leve 2006:

            

            "Na sexta feira acordamos as 5:45 am e após um rápido café da manhã seguimos para o campeonato já que a reunião de timoneiros foi marcada para 6:30 am com a primeira possível largada às 7:00 am. Mais uma vez ficamos esperando até o fim de tarde e, quando parecia que não ia rolar mais nada, o vento entrou por volta das 18h.

 

Na primeira regata da flotilha amarela, na qual eu estava, fizemos várias tentativas de largada, com a primeira sendo cancelada por falta de vento e as outras repetindo a largada com chamada geral. Depois de finalmente subir a bandeira preta a regata foi realizada, eu terminei em 11 e não fiquei mto contente, pois estava para montar o primeiro contra vento em 4, só que, após uma rondada, cheguei pertinho da bóia e foi aquela tradicional batida com o bico da prancha na bóia e a correnteza não me deixou passar... e olha que conversei mto com a bóia para ela me aliviar pelo menos desta vez... hahahaha, mas não teve jeito. O nível aqui não tem espaço para erros e logo uns 10 velejadores passaram. Fui fazendo um peguinha com o Lucas e passamos alguns velejadores, no último jibe arrisquei um pouco antes e conseguir chegar à frente do Lucas que estava correndo mto bem na sua estréia em um campeonato Europeu.

 

Na segunda regata teve chamada geral e 5 velejadores foram para rua. Quando a comissão abaixou a bandeira de chamada geral, faltando 6 minutos para a largada, mtos velejadores escutaram a buzina e acharam que era o tiro de 5, resultando em algo não mto comum: faltando 1 minuto para largada mais de 20 velejadores, incluindo Steve Alen, Arnon e infelizmente Tarso e Victor Melo largaram e com isso todos escaparam.

 

Largamos com apenas uns 30 velejadores. Jesper que largou sem preferência montou o contravento em primeiro e eu em segundo, seguido do Victor que, não sabendo que tinha escapado, correu a regata e andou mto. No popa alcancei o Jesper e rondamos o popa quase juntos com ele a poucos metros na frente. Ficamos no peguinha até o final e ele levou a melhor após acertar o layline perfeito, eu fiquei em segundo, Pawell em Terceiro e Victor em quarto. O feminino conseguiu fazer 3 regatas e garantiu o título de europeu, já no masculino faltava uma regata para cada flotilha para poder completar o mínimo de 3 regatas e validar o titulo. De qualquer forma o campeonato Eurocup, que também fazia parte do Campeonato Europeu, só que com uma regra diferente e apenas 1 regata sendo necessária para validar, já estava válido. A previsão para sábado era, mais uma vez, para ter um vento das 5-10am e dpois abaixaria e só voltaria às 4pm, horário da última possível largada. A comissão então colocou a reunião para às 6:00am com a primeira possível largada às 6:30 am. Após poucas horas de cama, madrugamos às 4:45 am e quando chegamos a praia, ainda à noite, o vento estava bom, em torno de 10-13 nós. Entrei na água às 6:30am e o vento estava perfeito para fazer as regatas, só que a comissão não conseguiu montar o percurso rápido o suficiente e, quando finalmente largaram a primeira regata, às 7:15, tiveram que cancelar após o primeiro contravento. Tentaram mudar o percurso mais para direita, onde vento ainda estava bom, só que não adiantou e, por volta das 8am, o vento morreu total. Foi uma longa volta boiando até a praia. Ficamos no aguardo esperando e o tempo foi passando, às 3pm, mtos velejadores começaram a desmontar tudo, pois não tinha sinal de vento. 3:29pm era o último horário que podiam nos mandar para água, pois dpois de subir a bandeira de aviso na praia, seriam 20 minutos para o primeiro procedimento de largada, considerando que ninguém largasse escapado, a próxima seqüência seria 1 minuto dpois desta largada, fazendo que a última largada do masculino ocorresse exatamente as 4pm, no último horário.

 

Foi uma correria e mtos velejadores nem entraram, pois realmente o vento parecia não existir. De repente alguns velejadores começaram a planar e foi uma longa orça até a largada. A flotilha amarela largou com apenas 7 velejadores e com ventos de 7-9 nós. O resto dos velejadores não conseguiu chegar a tempo. Na Azul estávamos em uns 12 na largada e consegui largar bem perto do barco que, sem dúvida, era a melhor opção. Durante a regata havia buracos de 5-6, mas não parei de planar nem uma vez. Essa regata foi vencida por Steve dpois Ross, Bruno de Portugal, Denis little, eu e um Búlgaro.

 

No final o campeonato conseguiu ser validado apesar da última regata ser mto força barra. E os resultados foram:

1. Ross Williams GBR 83

2. Wotcheck POL 10

3. Jesper DEN 111

4. albeu FRA 192

5. Pawell POL 11

6. Hubbart POL 25

7. Julein Quentel FRA 451

8. Wilhelm Schurmann BRA 999 (Campeão Europeu Leve)

9. Dennis Little NED 13

10. Marc de Jong NED ???


Wilhelm Schurmann é o quinto da direita para a esquerda

 

Com mais de 100 competidores e um nível altíssimo, foi uma pena não dar mais vento para ter mais regatas. A organização OVERPOWER CLUB, fez um ótimo trabalho e realmente fizeram todos se sentirem em casa.

 

Com o maior número de Brasileiros em um campeonato Europeu de Formula, foi mto legal ter uma equipe desse tamanho mostrando que, sem dúvida, o Brasil tem uma das maiores flotilhas de Formula mundial. Os brasileiros foram os irmãos Melo, Lucas e Urubu, K'lango , Cristina Matoso e Biel Browne que, com apenas 15 anos, está claramente superior aos outros Juniors e anda o dobro Infelizmente durante o campeonato teve alguns problemas com seu material e, com poucas regatas, não teve como recuperar como outros competidores.

Abraços e até o próximo evento...

 

Wilhelm Schurmann"

 

 

            O campeonato foi validado hoje com uma regata de cada flotilha totalizando as tais 3 regatas para o campeonato ter efetivamente um vencedor. Wilhelm terminou em 5o nessa regata, resultado suficiente para manter o 8o lugar geral na competição e o 1ão na Leve.

 

            Infelizmente não houve nenhuma regata com todos os melhores velejadores competindo junto e a polêmica em torno disso vai durar até o próximo campeonato, quando todos se encontrarem de novo. O inglês Ross Williams foi o vencedor no geral, com o segundo lugar de hoje. O vice-campeonato ficou com o polonês Wojtek Brzozowski e o terceiro lugar com o dinamarquês Jesper Vesterstrom.

 

            O esperado descarte não pode ser feito e muita gente dançou por causa disso. Steve Allen, da Austrália, talvez tenha sido o maior prejudicado com isso, pois estava na briga direta pelo título com um 1o e um 2o, mas queimou a segunda largada e acabou terminando o campeonato em 26o. Não sei ainda o que rolou direito, mas dos 4738 brasileiros, apenas o Wilhelm completou a regata hoje. Com isso, Lucas Fiuza que ontem era 14o, hoje caiu para 32o. Fábio Melo terminou em 41o, Urubu em 60o, Kalango em 78o, Victor Melo em 81o, Gabriel Browne em 86o e Tarso Melo em 87o.

 

            No feminino não rolou mais nada hoje e o campeonato terminou ontem, também com apenas 3 regatas disputadas.

         

Bons ventos,

Marcello Morrone

Leia mais ( More ) ...

 

                                    4º Dia (12/5/06)
Fonte : www.katanka.com.br

Hoje o vento foi melhor, mas entrou bem no finzinho da tarde em Portimão e só foi suficiente para 2 regatas na Flotilha Amarela, 1 na Azul e 2 no Feminino.

 

            Wilhelm Schurmann está em oitavo geral após as duas regatas da sua flotilha e segue firme para trazer novamente o título europeu na categoria Leve.

 

regatas com bom vento, na primeira me ferrei no upwind e bati na bóia de contra vento tendo que cambar duas vezes.

Na segunda foi show, fiquei em segundo brigando bem perto com o Jesper.

Amanhã escrevo o relatório com mais calma- amanhã tem reunião as 6 am abraços,999”

 

            Enquanto as flotilhas (Ouro e Prata) com os melhores de cada divisão ainda não foram formadas, os resultados de cada flotilha são pontuados da mesma forma, isto é, o primeiro colocado em uma regata na Flotilha Azul perde 1 ponto, assim como o primeiro colocado na Flotilha Amarela.

 

            Por causa disso, hoje temos nada menos que 4 velejadores com 4 pontos perdidos. Nenhum critério de desempate pode ser aplicado para separar os dois velejadores que estão em primeiro lugar, o polonês Wojtek Brzozowski e o dinamarquês atual líder do ranking mundial Jesper Vesterstrom. Esses dois só desgrudam amanhã. Os outros que estão também com 4 pontos são o inglês Ross Williams (foto ao lado) e o polonês Pawel Hlavati.

 

            São necessárias 3 regatas, no mínimo para validar o campeonato (cá entre nós, muito pouco para um Europeu com 100 na raia) e é isso que a CR mais deseja na vida, tanto que marcou a reunião de timoneiros para amanhã começando às 6 da matina. A apelação é em função da previsão para amanhã que aponta bons ventos entre 4 e 9 da manhã e depois só no fim da tarde.

 

            Imagina se fazem pelo menos 2 regatas e entra em cena o descarte? Aí vai embolar de vez, pois alguns favoritos estão com DNFs, BFDs ou um resultado ruim em uma das regatas. É o caso de Steve Allen que terminou em segundo uma das regatas e queimou a largada (BFD) da outra, Arnon Dagan, com um 4o  e uma queimada e o próprio Antoine Albeau que terminou num “modesto” 7o lugar na regata de hoje, mas que definitivamente nunca pode ser considerado carta fora do baralho.

 

            Alguns brasileiros também torcem pelo descarte depois de um começo meio mal...tirando Wilhelm e Lucas Fiuza (num excelente 14o lugar geral), Fábio Melo (28o) e Urubu (45o), todos os demais cairiam na Flotilha Prata se a divisão fosse hoje por conta de DNFs ou BFDs

 

            No feminino, elas já correram regatas suficientes para ter uma Campeã Européia se o campeonato terminasse hoje. E essa moça seria a australiana Allison Shreeve, que vem dominando a classe FW após a retirada das competições da polonesa Dorota. Sarah Herbert, da França, tenta tumultuar a vida de Allison e tem chances ainda. Cristina Matoso Maia não foi bem na primeira regata do dia e não completou a segunda regata.  

 

           Amanhã, quando o galo português cantar, o bicho pega! É muita gente disputando o primeiro lugar! Vamos torcer para um dia clássico no encerramento do Europeu 2006!!!

         

Até amanhã,

Marcello Morrone

Leia mais ( More ) ...www.katanka.com.br

 

 

                                    3º Dia (11/5/06)
Fonte : www.katanka.com.br

 

A previsão frustrou os velejadores e mais uma vez a merreca foi o cenário no Europeu de FW. Ainda assim uma regata na flotilha azul foi concluída. Ross Williams venceu, seguido de Antoine Albeau e Wojtek Brzozowski. Os brasileiros da Flotilha Azul, Fábio Melo e Fernando Urubu terminaram a regata em 23o e 28o respectivamente. Biel, que também corre na Azul não terminou a prova (até agora não sei ainda o motivo). Clique aqui para ver os resultados de hoje da Flotilha Azul.

 A Flotilha Amarela não conseguiu completar uma regata válida, pois o vento merrecava no meio do percurso. Wilhelm (dá uma lida no report abaixo) chegou a liderar em uma das tentativas, mas ficou pra amanhã de novo.

 No feminino, apenas 2 velejadoras, Sarah Herbert e Allison Shreeve completaram a regata. A brasileira Cristina tenta se recuperar amanhã.

 “Oi,

Hoje fizeram uma regata na flotilha azul e outra no feminino,na azul ganhou o Ross willliams com Antoine em segundo e logo Wojtek. O vento estava mto fracooooo, e cancelaram uma vez a regata por faltade vento. Na amarela tentamos fazer duas vezes, na primeira não consegui largar, mas no contra vento já estava bem entre os 10 junto com o Melo. Steve estava ganhando por mto quando cancelaram. Na segunda tentativa, larguei super bem no barco e montei a bóia em primeiro seguido de Arnon e Miguel e o Melo entre os 10, só que quando começamos o popa, a lancha da comissão apareceu com uma bandeira de

chamada geral que poucos tinham visto.Tentamos largar novamente, só que nada, o vento parou total.

Amanhã a reunião é cedo, às 7am, primeira largada às 8am, já estão ficando desesperados, pois são no mínimo 3 regatas para validar o campeonato.

Na flotilha azul acho que o melhor brazuca foi o Fabio Melo que terminou em 22. (23 pela planilha oficial)

abraços,

999”         

Leia mais ( More ) ...

 

                                    2º Dia (10/5/06)
Fonte : www.katanka.com.br

Mais um dia de merreca em Portimão! Pelo menos a previsão afirma que este foi o último dia de moleza em Portimão. A partir de amanhã até o fim do campeonato os velejadores devem encontrar condições favoráveis.

Leia mais ( More ) ...

                                    1º Dia (09/5/06)

Fonte : www.katanka.com.br

Claro que o vento tinha que ir embora após soprar a semana toda antes do campeonato!

 

            Era pra ter começado hoje, mas a merreca não foi suficiente para mandar a centena de velejadores pra água. No masculino, a organização do campeonato dividiu os concorrentes em duas flotilhas eliminatórias. Isso é recomendação mesmo da classe e os velejadores vão correr nas flotilhas azul e amarela algumas regatas. Aí os melhores (50% do total) velejadores de cada flotilha devem se unir na fase final do campeonato na flotilha Ouro e os demais continuam na flotilha Prata.

 

            Olhando rapidamente, parece que a flotilha azul, onde caíram os brasileiros Gabriel Browne, Fábio Melo e Fernando Urubu está mais forte. Os três felizardos aí vão encarar desde o início o francês Albeau, o polonês Wojtek, o argentino Gonzalo, o britânico Ross Williams, os holandeses Ben Van der Steen e Dennis Littel e Devon Boulon, das Ilhas Virgens...claro, entre outros.

 

            Já na flotilha amarela, Victor e Tarso Melo, Lucas Fiúza, Kalango e Schurmann pegam pela frente o australiano Steve Allen, o líder do ranking 2006 Jesper Vesterstrom e o israelense Arnon Dagan.

 

            A previsão parece que não é das melhores, mas uns 10 nozinhos não é pedir demais!! Vamos torcer pra que amanhã o vento entre.

     Leia mais ( More ) ...