Topo                  

 
                        

                                                      FLASH

                                  

                               Campeonato Cearense 2006

                                1ª Etapa

Fonte : www.katanka.com.br       

                          Dia 2 / Domingo - 28/Maio/2006    FINAL

Mais 4 regatas hoje em Fortaleza válidas pelo “super” Circuito Cearense de FW. As etapas em Fortaleza têm essa característica, enquanto um final de semana pode ser pouco na maioria dos estados, é mais que suficiente para fazer um campeonato justo em Fortaleza, com 8 regatas disputadas. Suficiente para que hajam descartes e todo mundo possa recuperar maus resultados.

  

            Esta primeira etapa de 2006 vai ficar marcada pro Gabriel Browne (e, claro, pra quem o acompanha desde o começo) como a primeira vez que ele venceu na divisão principal do campeonato estadual mais difícil do Brasil. Temos ótimos velejadores espalhados pelo Brasil, mas a disputa caseira nunca é tão acirrada quanto em Fortaleza, onde temos 6 ou 7 velejadores que seguramente podem figurar entre os 10 primeiros em um Brasileiro de FW.

 

            Biel hoje venceu de forma categórica, sendo o fita azul em todas as 4 regatas disputadas. O mais interessante desse feito é que ele está listado no site da Starboard como um team rider Pro Kids e não é porque o site está desatualizado. Biel tem apenas 15 anos de idade!! 3 anos ainda pela frente como Junior, 5 como Youth, 20 como Sênior ahahahah

 


Biel Browne, no último Brasileiro (aos 14)  já terminou “top 10” na Open

“Hoje foi showwwww demais, consegui ganhar todas as regatas.O vento estava um pouco mais fraco devia ter uns 13 com rajadas de uns 16, mas foi muito bom. Entrei novamente com a Code Red 11 e os Melos de 11 e 10,5 e Nelson com sua Vapor 10,5.

 

Largamos às 2 horas por causa de um problema com o Iate Clube. Na primeira largada eu e o Nelson largamos subindo com os Melos largando port tack. Eles não largaram muito bem e eu e o Nelson conseguimos abrir um pouco. Na primeira montagem de bóia montou eu, Nelson, Victor e não sei os outros. No popa consegui me manter bem e continuei em 1 com Nelson em 2 e o Fábio. Fábio deu uma cambada boa e subiu logo enquanto eu e o Nelson descemos.Não fizemos uma coisa muito boa. O Fábio conseguiu tirar uma diferença muito grande e se aproximou muito de mim. Nelson prolongou mais ainda o bordo de terra e não se deu muito bem. Na segunda montagem de bóia montei eu seguido de Fábio bem perto. No popa nos mantivemos sempre perto e, na chegada de contra vento, Fábio não cambou muito bem e abri na chegada.Ganhei essa regata com Fábio em segundo, Victor em terceiro, depois Tarso e Nelson.

 

           Na segunda regata não consegui largar muito bem. Victor conseguiu abrir um pouco subindo.Cambei logo descendo e ainda consegui montar atrás do Victor, em segundo, o 1 contra vento com Nelson em terceiro. No popa consegui passar o Victor, mas o Fabio foi esperto e deu o jibe primeiro passando nós dois montando em 1. Logo na montagem de bóia eu e Fabio cambamos para subir, subindo andei bem e consegui passar o Fábio,Victor prolongou o bordo para a terra. Montei em primeiro o último contravento,com Fábio em segundo e Victor em terceiro. Depois disso as posições não mudaram até o fim. Ganhei mais uma com Fábio em segundo e Victor em terceiro.

           Na terceira regata não lembro muito bem pois teve uma "polêmica". Eu e Fábio batemos no contravento e nos prejudicamos bastante. Victor e Tarso montaram em primeiro e segundo respectivamente, depois eu em terceiro. No popa consegui passar os dois e ganhei a regata, ainda sem acreditar.

 

          Na quarta regata posso dizer que foi perfeita acertei tudo perfeito.Larguei muito bem em primeiro e fiquei até o fim da regata .Nelson andou muito bem na última com sua Vapor terminando em segundo com Fábio em terceiro.

 

no final os resultados acho que ficaram assim:

 

eu

Victor

Fábio

Tarso

...........

 

no mais é isso. To super feliz e ainda sem acreditar no dia de hoje.

 

valeu

Biel

BRA 50”

 

 

                                                 Dia 1 / Sábado - 27/Maio/2006

  por  Afrânio Aguiar

Não poderia começar melhor a 1ª etapa do campeonato cearense de fórmula windsurfing. Em um dia ensolarado, com ventos na casa dos 15 nós e rajadas próximo de 20, os velejadores cearenses disputaram as melhores colocações acirradamente. A 1ª das quatro regatas do dia começou exatamente na hora marcada, às 12h e 30min.
Os destaques do dia foram Vitor, Biel e Fabinho, 1º, 2º e 3º colocados respectivamente. Vitor venceu duas regatas, Biel uma e Fabio Melo também uma. Biel já deixou de ser uma promessa, para se tornar um dos fortes candidtos ao título deste ano. Nas quatro regatas que disputou, venceu uma, como já dissemos e obteve ainda três segundos lugares.
Na categoria amador, os destaques foram Davi, Márcio e André. A disputa foi intensa, tendo Davi vencido duas regatas, Márcio uma e André venceu a última do dia. Eu, depois de uma desastrosa 1ª regata, na qual nem cheguei a concluir, fui melhorando meu desempenho e no final das quatro regatas do dia estava na 4ª posição entre 10 velejadores da categoria amador.
O nível dos velejadores está muito bom, e com ventos de 15 nós, as regatas eram completadas por volta dos 15 min.
Amanhã teremos mais 4 regatas e a promessa é de bons ventos e disputas ainda mais acirradas.

    Fonte : www.katanka.com.br  

            Vento foi o combustível que não faltou hoje em Fortaleza no primeiro dia da I Etapa do (super) Circuito Cearense de FW. Foram 4 regatas com ventos chegando a 18 nós. Quem conta como foi é o Gabriel Browne:

 

 “Bom como era previsto e vento compareceu forte,eu entrei de 11 Code Red, o victor de 10.5 Vapor o Fábio de 11 e Tarso também, depois a maioria usou vela 10. Devia estar uns 15 com rajadas de 18 nós.Largamos para a 1 regata com vento bom. Eu larguei a sota com o Victor no meu barla e Fabio a barla do Victor,o Tarso não sei onde estava. Estava andando bem consegui manter andando rápido, até que no final o Victor consegui colocar um pequeno barla em mim, aí cambei. Fábio e Tarso não largaram muito bem. Fui pra baixo e Victor prolongou o bordo. Na primeira montagem de bóia montou Victor, eu e depois acho que Fábio e Tarso. Quase passei o Victor no popa, mas sangrei um pouco a bóia, então ele manteve seu 1 lugar e eu em segundo seguido por Fábio e Tarso. Desci bem me aproximei bem do Victor, ele cambou cedo e eu desci mais. Andei muito bem subindo e consegui passa-lo no popa, abri e montei a ultima bóia em primeiro, mas ai na descida ele desceu muito bem e eu fiz uma besteira de cambar cedo então ele me passou. Ficando no final Victor em primeiro, eu em segundo seguido de Fábio e Tarso.

 

             Na segunda regata largamos a maior parte port tack. Não larguei muito bem.O Fábio largou muito bem a barla depois eu a sota dele seguidos por Victor e Kaka. Kaka consegui andar bem descendo com sua nova SB 160.Acabei que não fui bem nesse bordo. Mas fiz uma regata muito boa, cambei logo e dei na bóia perfeito. O Victor sangrou mas mesmo assim vinha mais rápido que eu e montou a bóia colado comigo em segundo e o Fábio em primeiro. No popa Fábio manteve sua distância e eu passei o Victor no popa. Montou Fábio, eu e Victor depois Tarso. E assim ficou nessas posições até o fim da regata. Com Fábio em primeiro eu em segundo seguido de Victor e Tarso, Kaka acho que ficou em quarto.

 

            Na terceira regata os Melos e Kaka largaram port tack e eu sozinho larguei subindo. Andei muito bem subindo e quando cambei já estava perto da bóia e montei em primeiro seguido de Victor depois eu não sei. Eu e o Victor abrimos uma certa distância dos outros. Montei a 1 volta com uma vantagem boa, mas o Victor fez uma regata muito boa e cambou cedo, eu prolonguei o bordo de terra. Quando cambei lá em baixo bateu um certo desespero na hora quando vi o Victor bem lá por cima. Mas estava com  uma vantagem boa. Eu cambei pra descer para a bóia e o Victor conseguiu me passar nesse bordo descendo pois já vinha rápido. Na última cambada antes de começar o popa eu passei ele. No popa estava de 11 e ele de 10,5, estava andando muito bem consegui abrir uma certa distância.Montamos a ultima bóia para o pequeno contravento de chegada. Eu consegui orçar mais e depois só marquei ele e mantive o primeiro lugar. Acabou comigo em Primeiro, Victor,Fábio,Tarso......

 

            Na última regata largou todo mundo subindo larguei bem com o Fábio no meu barla e o Victor a sota. Consegui me manter muito bem. Fábio cambou e logo depois eu cambei. Consegui abrir um pouco e montei a bóia perfeito. O Victor vinha bem no bordo de cima e montou em primeiro. No popa consegui encostar nele mas fui um pouco conservador e não arrisquei, poderia até ter passado ele. Montamos todos muito perto. Victor,eu,Fábio e Tarso. Consegui colocar um barla pequeno no Victor, mas ele ainda cambou em primeiro depois eu cambei. O Fábio sangrou a bóia. Depois eu e o Victor estávamos muuuuuiiiito colados no popa. Abrimos uma vantagem boa em relação aos outros. Na montagem de bóia eu montei muito bem consegui botar um barla bom, mas depois o vento rondou e ai a vantagem que eu tava eu tentei de última maneira arriscar, mas ele veio mais rápido por baixo e ganhou, depois eu Fábio e Tarso seguido de Kaka.

 

'no mais é isso amanha tem mais

 

valeu

Biel”

 

            Quando ele fala que “amanhã tem mais”, em se tratando de Fortaleza, sim, amanhã não tenho dúvida que teremos mais! Estão programadas mais quatro regatas para fechar a primeira etapa. Os resultados não-oficiais estão assim, após 4 regatas e 1 descarte:

 

1-      Victor Melo

2-      Gabriel Browne

3-      Fábio Melo