Topo                  

 
                        

                                                      FLASH

                                  

               Campeonato Cearense de FW  2005  / 4ª Etapa

                  Report   1º Dia / 03 de Setembro

   por  Afrânio Aguiar      

              

Numa bela tarde de sábado, com ventos em volta dos 18 nós, teve início a 4ª etapa do campeonato cearense de fórmula windsurfing. A raia montada na enseada do Mucuripe recebeu os principais velejados cearenses, que com muita disposição correram 4 regatas, havendo uma disputa intensa pelas primeiras colocações. Os irmãos Melo foram o grande destaque da tarde vencendo todas as regatas. Vitor Melo venceu as duas primeiras, Fábio Melo venceu a 3ª e Tarso Melo a última das 4 regatas disputadas.
Já na primeira regata, que teve início às 14h, o vento soprava constante, e com uma largada tranqüila saíram na frente Vitor, Marcílio, Kaka e Coelho. Marcílio cambou logo cedo, seguido de Kaka. Na bóia de contra-vento, passou em primeiro Vitor seguido de Lucas, Marcílio, Fabio e Coelho. Marcílio conseguiu fazer a bóia de sotavento na frente de Vitor, no entanto ao chegar na 2ª passagem pela bóia de contra-vento, Vitor estava novamente em primeiro, permanecendo nesta posição até o final da regata. Fábio que havia largado da bóia e passou em quarto no primeiro contra-vento, foi ultrapassando seus adversários e acabou esta 1ª regata em segundo lugar seguido por Marcílio, Biel, Kaka, Coelho, Carlos Petrone, André, Cowboy, Jones, Mônica e Marcio Petrone.
Na segunda regata, mais velejados resolveram largar da bóia, entre eles estava Kaka, Marcílio, Tarso e Fábio. Vitor foi mais esperto e por ter a preferência deixou seus adversários sem muito espaço para largar, tomando a frente do pelotão. Na passagem da bóia de contra-vento, mais uma vez Vitor liderava, seguido por Fábio, Marcílio, Tarso, Coelho, Kaka e Biel. Descendo a favor do vento, se deram melhor Tarso e Biel, chegando na bóia de sota-vento em terceiro e quinto respectivamente, com Marcílio na quarta posição. Marcílio retomou a terceira posição na segunda passagem pela bóia de contra-vento com Biel numa performance espetacular em quarto. Cruzando a linha de chegada chegou novamente em primeiro Vitor Melo, seguido por Fábio, Biel, Lucas, Marcílio, Coelho, Kaka, André, Carlos Petrone, Márcio Petrone, Cowboy, e Mônica.
Já passavam das 15h horas quando teve início a 3ª regata do dia. O vento continuava soprando forte, tendo inclusive aumentado um pouco. Largaram escapado Lucas e Marcílio. Novamente Vitor liderava o pelotão, passando em primeiro na bóia de contra-vento. Na sua cola, vinham Coelho, Kaka, Fábio, e Biel. Na bóia de sota-vento, Fábio que iniciava uma reação espetacular já havia ultrapassado Kaka. Na segunda passagem pela bóia de contra-vento, Fábio Melo deixou para trás o Coelho, seguido de perto por Kaka e Biel. No popa Fabio Melo manteve seu excelente desempenho e conseguiu ultrapassar seu irmão Vitor que até aquele momento estava imbatível. Não deu outra Fábio venceu de forma incontestável a 3ª regata, seguido por Vitor, Coelho, Kaka, Biel, Carlos Petrone, Márcio Petrone, André, Mônica e Cowboy.
Na quarta e última regata do dia, a largada foi ainda mais disputada, quase houve um choque entre Kaka e um outro velejador. Isso porque já próximo à linha de largada Kaka tentou evitar queimar a largada e arribou um pouco, porém havia uma outra prancha a seu lado. Não deu outra, Kaka acabou por largar escapado e junto com ele a velejadora Mônica Coelho. Tarso Melo que havia chegado atrasado para a primeira regata e ter tido problemas com sua retranca, voltou para a última regata do dia com sede de vitória, passando na bóia de contra-vento em primeiro lugar e mantendo-se nesta colocação até o final da regata. Vitor Melo ficou com mais um segundo lugar e terminou o primeiro dia da 4ª etapa do cearense de fórmula windsurf na primeira colocação. Fábio Melo terminou a 4ª regata do dia em terceiro seguido por Marcílio, Lucas, Biel, Carlos Petrone, Márcio Petrone e Cowboy.

Na categoria amador, a disputa também foi intensa e a grande surpresa do dia ficou por conta dos bons resultados alcançados por Márcio Petrone que além de vencer duas regatas ainda ficou com um segundo e um quarto lugares. André também se destacou vencendo duas regatas primeira regatas e concluindo a 3ª na segunda colocação.