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               JIBE  NUMA  PRANCHA DE FORMULA

   

 

                As principais diferenças no jibe entre uma prancha de Fórmula comparada a pranchas convencionais são: O arco da virada será maior numa prancha de Fórmula, seus pés estarão mais separados causando uma postura mais larga, e será mais difícil “afundar” a borda de sotavento da prancha. Tirando essas três diferenças, você terá que ser tão agressivo no início da cavada, permanecer “comprometido” durante toda a manobra e precisará de um pouco mais de paciência já que tudo ocorre um pouco mais lentamente. A vantagem é que as condições em que as pranchas de Fórmula são usadas são águas mais lisas e ventos mais fracos, tornando tudo mais fácil. Acompanhe passo a passo na foto acima.

 

1º passo: Iniciando o jibe, você terá que arribar um pouco mais do que numa prancha de slalon, desengate o trapézio e coloque seu pé de trás bem à frente da alça traseira na borda de sotavento, esse passo será maior do que numa prancha convencional, depois deslize sua mão de trás um pouco mais para trás na retranca do que numa prancha convencional.

 

2º passo:  Para iniciar a cavada, flexione seus joelhos, quase como fosse sentar-se, incline o rig para sotavento e cace a vela aplicando pressão no pé de trás enquanto “levanta” seu pé da frente ainda na alça na direção da curva. Inclinar a vela para sotavento ajudará a Ter mais pressão sobre a borda de sotavento.

 

3º passo: Aqui você pode ver o quanto você precisa flexionar os joelhos para Ter mais pressão na borda de sotavento e manter o controle da prancha e da vela durante o jibe.

 

4º passo: Você pode ver que a base já foi trocada antes de flipar a vela, no jibe em pranchas de Fórmula, você pode usar o vento para ajudá-lo flipar a vela.

 

5º passo: Como na foto anterior, tente se manter o mais na borda da prancha possível para finalizar a cavada no jibe enquanto a vela é flipada. Isso também proporciona maior alavanca para caçar a vela e passar os cambers e Ter a maior pressão na vela e na prancha.

 

6º passo: Na saída do jibe, coloque a prancha “flat” o mais rápido possível. Isso possibilitará ganhar velocidade no final do jibe. Depois coloque seu pé da frente na alça para ajudá-lo a manter o controle da prancha e da vela.

 

7º passo: Na saída do jibe, não importa se você irá velejar em popa ou contravento, você precisa engatar o trapézio e colocar o pé na alça de trás o mais rápido possível. Isso permite você colocar a prancha e a vela trimada corretamente e com velocidade novamente.