JIBE NUMA PRANCHA DE FORMULA
As principais diferenças no jibe entre uma prancha de Fórmula
comparada a pranchas convencionais são: O
arco da virada será maior numa prancha de
Fórmula, seus pés estarão mais
separados causando uma postura mais larga,
e será mais difícil “afundar” a
borda de sotavento da prancha. Tirando
essas três diferenças, você terá que
ser tão agressivo no início da cavada,
permanecer “comprometido” durante toda
a manobra e precisará de um pouco mais de
paciência já que tudo ocorre um pouco
mais lentamente. A vantagem é que as
condições em que as pranchas de Fórmula
são usadas são águas mais lisas e
ventos mais fracos, tornando tudo mais fácil.
Acompanhe passo a passo na foto acima.
1º
passo: Iniciando o jibe, você terá que
arribar um pouco mais do que numa prancha
de slalon, desengate o trapézio e coloque
seu pé de trás bem à frente da alça
traseira na borda de sotavento, esse passo
será maior do que numa prancha
convencional, depois deslize sua mão de
trás um pouco mais para trás na retranca
do que numa prancha convencional.
2º
passo: Para
iniciar a cavada, flexione seus joelhos,
quase como fosse sentar-se, incline o rig
para sotavento e cace a vela aplicando
pressão no pé de trás enquanto
“levanta” seu pé da frente ainda na
alça na direção da curva. Inclinar a
vela para sotavento ajudará a Ter mais
pressão sobre a borda de sotavento.
3º
passo: Aqui você pode ver o quanto você
precisa flexionar os joelhos para Ter mais
pressão na borda de sotavento e manter o
controle da prancha e da vela durante o
jibe.
4º
passo: Você pode ver que a base já foi
trocada antes de flipar a vela, no jibe em
pranchas de Fórmula, você pode usar o
vento para ajudá-lo flipar a vela.
5º
passo: Como na foto anterior, tente se
manter o mais na borda da prancha possível
para finalizar a cavada no jibe enquanto a
vela é flipada. Isso também proporciona
maior alavanca para caçar a vela e passar
os cambers e Ter a maior pressão na vela
e na prancha.
6º
passo: Na saída do jibe, coloque a
prancha “flat” o mais rápido possível.
Isso possibilitará ganhar velocidade no
final do jibe. Depois coloque seu pé da
frente na alça para ajudá-lo a manter o
controle da prancha e da vela.
7º
passo: Na saída do jibe, não importa se
você irá velejar em popa ou contravento,
você precisa engatar o trapézio e
colocar o pé na alça de trás o mais rápido
possível. Isso permite você colocar a
prancha e a vela trimada corretamente e
com velocidade novamente.
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