Topo                  

 
                                

                                                     

                  Ferramenta para remover talas quebradas

 

 Fonte : www.katanga.com.br

 

Não é tão raro, principalmente nas grandes velas de Formula Windsurfing ou Formula Experience, ocorrer a fadiga do material após centenas de mudanças de bordo ou mesmo por erros ao montar ou desmontar a vela e a tala não suporta mais e quebra, geralmente na ponta perto do camber.

Não é uma operação muito fácil nem rápida remover o pedaço da tala que fica dentro da bolsa de tala. Algumas dicas como usar o próprio camber para empurrar o "toquinho" para fora são válidas. Mas o velejador Wagner Rossi, de Maceió, inventou uma ferramenta que agiliza a operação.

Uma haste em aço inox com um "T" na extremidade e um parafuso de rosca soberba com 10 mm na outra ponta. Para retirar o pedaço de tala, basta introduzir a haste na bolsa de talas e "parafusar" a tala até que seja possível removê-la simplesmente puxando a haste para fora.


 

 

 Como regular as alças da sua prancha

Fonte :www.katanka.com.br


O posicionamento das alças vai fazer uma diferença enorme no comportamento e performance da prancha. Veja aqui algumas dicas da Starboard para regular as suas alças

Alças "para dentro" da prancha (configuração da esquerda):
- mais fácil de colocar os pés na alças
- melhora o jibe das pranchas
- deixam a prancha mais controlável

 

 

Alças "para fora" da prancha (configuração da direita):
- mais fácil de usar a borda da prancha: mais power, velocidade e uma velejada mais arisca

 


Ajuste do power da prancha e quilha com a posição da alça


A posição da alça de trás da sua prancha vai determinar a quantidade de power que a prancaha e a quilha vão ter.

Colocando as alças na posição mais para trás (configuração da esquerda) da prancha você terá mais power na quilha, mas, em compensação, menos controle.

Colocando a alça de trás no insert mais da frente (configuração da direita) você terá mais controle, mas menos power na quilha.

 

Ajustando de acordo com sua postura

Após posicionar as alças de trás da sua prancha, baseado no que foi mostrado acima e analisando seus objetivos, você vai selecionar agora qual posição ideal para as alças dianteiras.

Colocando a alça da frente no insert mais para trás, você irá velejar com uma postura mais fechada.

Colocando a alça da frente mais para frente, você abre a passada e veleja com maior distância entre o pé de trás e o pé da frente.

Experimentar em várias condições de vento para achar a postura ideal é fundamental.

 

Ajuste da largura das alças

A alça da sua Starboard vem com a largura padrão de 15.5 cm. Se você tem um pé mais largo ou mais estreito, entretanto, você pode ajustar aumentando ou diminuindo a largura usando o insert imediatamente à frente ou atrás da medida padrão. As novas medidas ficam em 18 cm ou 13 cm de largura.

 

Ajustando o tamanho das alças

A última regulagem é do aperto das alças em função do tamanho do seu pé. Abra a alça pelo fecho de velcro e ajuste para o tamanho ideal.