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MANDAMENTOS PRA MONTAR BEM O SEU EQUIPO:
NÃO TEM AQUELE DITADO "QUEM SABE LER, SABE
COZINHAR"? WINDSURF É A MESMA COISA...
1 - ANTES DE MAIS NADA, TODA VELA TEM SUAS
MEDIDAS (LUFF = TESTA, OU SEJA, É A
DISTÂNCIA DO TOP À BASE DA VELA; BOOM =
RETRANCA, OU SEJA, É A DISTÂNCIA DO MASTRO
AO OLHAL DA ESTEIRA DA VELA) ESCRITAS EM
ALGUM LUGAR PRA QUE, ANTES DE MONTÁ-LA, VOCÊ
JÁ TENHA NOÇÃO DO QUANTO VAI TER ABRIR A
RETRANCA E DO QUANTO VAI TER QUE ALONGAR O
MASTRO (CASO NECESSÁRIO), REGULANDO ISSO
ATRAVÉS DA EXTENSÃO.
medidas
ficam na própria vela ou na capa
NO
EXEMPLO ACIMA, SE O SEU MASTRO FOR O
INDICADO PRA ESSA VELA, OU SEJA, SE ELE
TIVER 4.60m, VOCÊ VAI TER QUE AUMENTAR SEU
MASTRO EM 24cm ATRAVÉS DA EXTENSÃO.
MESMA COISA COM A RETRANCA: SE SUA RETRANCA
TEM POR EXEMPLO 1,80m DE CORPO (PARTE FIXA),
VOCÊ VAI TER QUE ALONGÁ-LA EM 40cm, SACOU? E
POR AÍ VAI...
AO COMPRAR
O MASTRO E A RETRANCA, VEJA PRIMEIRO O QUE A
SUA VELA PEDE, PRA EVITAR PROBLEMAS FUTUROS.
2 - COM
ESSES DADOS NA CABEÇA, AGORA É MOLE. ENFIAR
A VELA NO MASTRO É A PARTE MAIS CHATA MAS É
TRANQUILO. CASO A VELA TENHA CAMBERS, AÍ
REQUER UMA MONTAGEM MAIS ESPECÍFICA DE
ACORDO COM O MANUAL DE CADA UMA, POIS
ALGUMAS VOCÊ MONTA PASSANDO O MASTRO POR
DENTRO DOS CAMBERS E OUTRAS NÃO. NAS VELAS
SEM CAMBERS É MAIS FÁCIL AINDA, É SÓ VESTIR
A MANGA DA VELA NO MASTRO ATÉ O FIM E, EM
QUALQUER VELA, SEMPRE VERIFIQUE SE O TOP DO
MASTRO ENCAIXOU DIREITINHO NO PLUG DO TOP DA
VELA.
detalhe
do top já encaixado no plug
ANTES
DISSO, CONFIRA NO MASTRO, CASO ELE SEJA "2
PIECES" (99% DOS MASTROS TEM 2 PARTES), SE
ESTÁ TOTALMENTE ENCAIXADA UMA PARTE NA
OUTRA, NÃO PODE TER FOLGA NESSA EMENDA,
SENÃO QUEBRA. A VELA POR ENQUANTO ESTARÁ
TODA ENRUGADA.
vela
enfiada no mastro, bem enrugada
3 -
COLOQUE A EXTENSÃO NA BASE DO MASTRO E CAÇE
A VELA NÃO TOTALMENTE, PRA QUE FIQUE MAIS
FÁCIL PRENDER A RETRANCA NO MASTRO DEPOIS. A
VELA AINDA ESTARÁ MEIO ENRUGADA NO SENTIDO
DO MASTRO. AO PASSAR O CABO NO OLHAL (OU
ROLDANAS) DA VELA E NAS ROLDANAS DA
EXTENSÃO, CUIDADO PRA NÃO CRUZAR UM PELO
OUTRO NAS PASSADAS, SENÃO VAI FICAR TUDO
AGARRADO. POR FIM, PRENDA A PONTA DO CABO NO
MORDEDOR DA EXTENSÃO.
cuidado
pra não cruzar os cabos
4 -
COLOCAR A RETRANCA NO MASTRO É MOLE TAMBÉM:
ABRA O ENGATE E REPARE QUE ELE TEM QUE
ABRAÇAR O MASTRO, SENDO QUE O CABO QUE DÁ
APERTO NO ENGATE TEM QUE DAR A VOLTA POR
TRÁS DO MASTRO E PRENDER DIREITINHO NO OUTRO
LADO DA PONTEIRA. TEM QUE DAR PRESSÃO NESTE
CABO, SENÃO A RETRANCA FICA BAMBA E DEPOIS
VELEJANDO ELA PODE DESCER.
ALGUNS
MASTROS HOJE SÃO MUITO LISOS E UMA GAMBIARRA
SEMPRE É BEM VINDA: FORRE O MASTRO COM UM
PEDAÇO DE CÂMARA DE AR OU COISA PARECIDA
EMBAIXO DO ENGATE PRA RETRANCA NÃO DESCER.
fechando
o engate da retranca no mastro
5 – AGORA
CAÇE A VELA NA PONTEIRA TRASEIRA DA RETRANCA
ATÉ O FIM, PASSANDO O CABO 2 VEZES PELO
OLHAL DA VELA SEM CURZAR OS CABOS, ATÉ ELA
ENCOSTAR NA PONTEIRA E PRENDA O CABO NO
MORDEDOR. A VELA AGORA JÁ ESTÁ CAÇADA NA
RETRANCA, MAS AINDA ENRUGADA NO SENTIDO DO
MASTRO.
de
novo, não cruze os cabos
6 -
AGORA SENTE NO CHÃO E, USANDO SEU PÉ COMO
APOIO OU UM "EASY RIG" ("CAÇADOR"), CAÇE A
VELA NA EXTENSÃO DO MASTRO ATÉ O FIM, OU
SEJA, ATÉ ELA ENCOSTAR NO MORDEDOR DA
EXTENSÃO E, NO FINAL, PRENDA O CABO NESTE
MORDEDOR.
A VELA AGORA DEVE ESTAR TOTALMENTE ESTICADA,
SEM RUGAS AO LONGO DO MASTRO. RUGAS NA
VALUMA (BORDO DE FUGA, OPOSTO À TESTA) TUDO
BEM, É CARACTERÍSTICA DE CADA VELA, ALGUMAS
ENRUGAM MUITO À MEDIDA QUE CAÇAMOS A TESTA,
OUTRAS NÃO.
DEPENDENDO DA VELA VOCÊ VAI CAÇAR UM POUCO
MAIS OU UM POUCO MENOS, SEMPRE SEGUINDO O
MANUAL.
TEORICAMENTE, QUANTO MAIS VENTO, MAIS VOCÊ
CAÇA, TANTO NA TESTA (EXTENSÃO DE MASTRO)
QUANTO NA ESTEIRA (RETRANCA).
caçando
com o apoio do pé
usando
o caçador: pra que fazer força?
7 - AGORA
É SÓ VERIFICAR A ALTURA DA RETRANCA EM
RELAÇÃO AO SEU CORPO: BOTE O RIG EM PÉ E
VEJA A ALTURA QUE A RETRANCA FICOU, TEM QUE
ESTAR DO PEITO PRA CIMA. QUANTO MAIS ALTA,
MENOS FORÇA VOCÊ FAZ.
vela
grande, retranca mais alta
8 -
ENROSQUE O PÉ DE MASTRO NA PORQUINHA QUE VAI
DENTRO DO TRILHO DA PRANCHA E APERTE BEM. NA
DÚVIDA DEIXE-O MAIS OU MENOS NO MEIO DESSE
TRILHO.
TEORICAMENTE, QUANTO MAIS PARA TRÁS O PÉ DE
MASTRO, MAIS VELOCIDADE E MENOS CONTROLE DA
PRANCHA VOCÊ TERÁ E VICE-VERSA.
pés
de mastro enroscados
9 -
COLOCANDO O PUXÃO: ACIMA DA RETRANCA, PASSE
A ALÇA SEM ELÁSTICO (PARTE DE CIMA DO PUXÃO)
AO REDOR DO MASTRO E DESÇA-O POR DENTRO DA
RETRANCA ATÉ A EXTENSÃO, ONDE VOCÊ IRÁ
PRENDER A OUTRA EXTREMIDADE (ALÇA ELÁSTICA).
ISSO EVITA QUE O PUXÃO ABRA ACIDENTALMENTE O
ENGATE DA RETRANCA DURANTE O VELEJO.
UMA OUTRA
MANEIRA SERIA PRENDER O PUXÃO DIRETO NA
PONTEIRA DA RETRANCA, CASO ELA TENHA UM
LOCAL PARA ISSO E DEPOIS É A MESMA COISA,
PRENDA O ELÁSTICO (PARTE DE BAIXO DO PUXÃO)
NA EXTENSÃO DO MASTRO. ESTE ÚLTIMO MODO
TAMBÉM DEIXA O PUXÃO MAIS LONGO.
assim
pode abrir o engate sem querer
10 -
ACABOU!! AGORA CONECTE O RIG NA PRANCHA, OU
SEJA, CONECTE A EXTENSÃO DO MASTRO NO PÉ DE
MASTRO, SEMPRE CUIDANDO PRA QUE SUAS COISAS
NÃO SAIAM VOANDO, O VENTO DEVE ENTRAR COMO
NA FIGURA:
quilha
pra baixo também é mais seguro
FINALMENTE
TÁ TUDO PRONTO. AGORA DÊ UMA CHECADA GERAL
NO EQUIPO PRA VER SE NÃO TEM NADA MEIO
SUSPEITO DE BICHAR, TIPO PÉ DE MASTRO,
CABOS, KIT DE TRAPÉZIO, QUILHA, CONFIRA SE
AS TALAS ESTÃO CAÇADAS PRA NÃO FICAR NENHUMA
RUGA, ETC.
E NÃO
ESQUEÇA DE FECHAR O BUJÃO DA PRANCHA!
AGORA LEVE
TUDO PRA ÁGUA CARREGANDO O EQUIPO SEMPRE DA
MANEIRA MAIS INTELIGENTE, DEIXE O VENTO
FAZER FORÇA PRA VOCÊ! ELE EQUILIBRA A VELA
PASSANDO POR CIMA E POR BAIXO.
carregando
o equipo
outra
maneira, um pouco mais difícil
CUIDADO
COM ONDAS TRAIÇOEIRAS AO ENTRAR, LIVRE
PRINCIPALMENTE A QUILHA E O MASTRO, A VELA
COSTUMA “COLAR” NA ÁGUA:
atenção
nessa hora, vacilou é prejú certo
AGORA É
DESLIGAR O CELULAR E...
...DETONAR!!!
ROMULO
FINAMORE NETO – BRA110
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