CLASSES E ORGANIZAÇÕES
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Como deu pra perceber, existem inúmeros tipos de
equipamentos, cada um desenvolvido para uma
finalidade.
Divide-se então a Prancha à Vela em diversas
classes, com características em comum, havendo
uma organização mundial associada a cada uma
delas, que criam suas regras, ditam suas normas,
todas elas supervisionadas pela ISAF, exceto a
classe Open.
Como já foi visto, algumas classes estão
extintas, outras em extinção, outras estão
surgindo e sofrendo constantes mudanças nas suas
regras, tudo isso em função do avanço tecnológico
dos equipamentos, fazendo com que os velejadores
percam naturalmente o interesse em velejar nos
equipamentos mais antigos.
Então, as classes que existem hoje, homologadas
pela ISAF, são:
Aloha (regida
pela IBSA
+ ISAF)
Mistral (regida pela IMCO
+ ISAF)
Raceboard (regida pela IBSA
+ ISAF)
Formula Windsurfing (regida pela IFWCA + ISAF)
Funboard (regida pela IFCA
+ ISAF)
Windsurfer (regida pela IWCA + ISAF)
Existe ainda
a classe Open, normatizada pelo Aviso de Regata,
onde vale qualquer tipo de equipamento.
Todas estas classes, exceto a Open e o Funboard,
tem limitações quanto às características e
medidas dos equipamentos, porém todas elas seguem
regras para suas competições, de acordo com suas
respectivas organizações.
Agora veremos quais são as principais características
de cada classe, sem entrar em maiores detalhes,
visto que suas regras, sobretudo nas classes mais
recentemente criadas, sofrem constantes mudanças,
buscando acompanhar as tendências mundiais do
esporte, que está sempre evoluindo em função da
tecnologia.
Aloha:
equipamento one design para competição até 15
anos de idade. A proposta desta classe é preparar
o jovem velejador para, mais tarde, passar a
velejar na classe olímpica, que utiliza pranchas
e velas um pouco maiores, ambas com bolina.
A Aloha nada mais é do que uma "mini-Mistral".
Características dos equipamentos:
Prancha Tiga Aloha: 365 x 66 [cm]; volume: 184
[l]; peso: 16,6 [kg].
Rigs Aloha: 5,5 e 6,5 [m2]
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Mistral:
equipamento olímpico tradicional, que já vai
para sua terceira olimpíada em 2004.
Características dos equipamentos:
Prancha Mistral One Design: 372 x 63,5 [cm];
volume: 235 [l]; peso: 15 [kg].
Rigs Mistral One Design: 5,9, 6,6 e 7,4 [m2].
Raceboard:
equipamento que segue certos padrões de medida,
com tamanhos máximos e mínimos para as medidas
da prancha e das velas. É a classe que utiliza as
maiores e mais volumosas pranchas que existem.
Na competição só se pode utilizar uma prancha
de bolina e até duas velas, porém de qualquer
marca, desde que obedeçam aos padrões de medidas
estabelecidos nas regras da classe e, é também a
única classe que tem duas subdivisões de acordo
com o peso do velejador (só para homens):
Categoria Leve - velejadores com até 75 [kg].
Categoria Pesado - velejadores com mais de 70
[kg].
O velejador que pesar entre 70 e 75 [kg] pode
optar por competir na categoria Leve ou na Pesado,
estando sujeito à pesagem antes, durante ou
depois da competição, sob pena de desclassificação.
Características dos equipamentos:
Prancha: comprimento entre 365 e 385 [cm]; largura
máxima: 67,5 [cm]; volume máximo: 300 [l]; peso
mínimo (incluindo pé de mastro, bolina, alças e
quilha): 16 [kg]; até 2 bolinas de no máximo 70
[cm] de comprimento abaixo do casco.
Velas: até duas entre 6,0 e 7,5 [m2].
Recentemente foi criada, por pressão feita pelos
velejadores mais pesados, desde o mundial de 1998,
na Espanha, uma subdivisão da classe sem limite máximo
de área vélica, a Raceboard Unlimited.
Formula
Windsurfing: equipamento que segue certos padrões
de medida, com tamanhos máximos para as medidas
da prancha, das quilhas e das velas. É a última
palavra em tecnologia de equipamentos, sendo a
classe que possui as pranchas mais rápidas em
praticamente quaisquer condições de vento.
Na competição só se pode utilizar uma prancha
sem bolina e até três velas, porém de qualquer
marca, desde que obedeçam aos padrões de medidas
estabelecidos pelas regras da classe.
Características
dos equipamentos:
Prancha: largura máxima: 1005 [mm]; peso mínimo
(incluindo alças e quilha): 8,5 [kg]; até três
quilhas de no máximo 70 [cm] de comprimento
abaixo do casco; não vale bolina.
Velas: até três de no máximo 12,5 [m2] para
homens e 11,0 [m2] para mulheres.
Funboard:
Numa época em que só existiam as pranchas olímpicas,
de bolina, começou-se a fabricar pranchas
menores, mais velozes, mais ágeis e com
equipamentos mais coloridos e versáteis, visando
a diversão, daí o nome dado, mais tarde, à
classe que existe até hoje com o maior número de
adeptos no mundo todo.
(fun = diversão e board = prancha)
Toda essa versatilidade de equipamentos fez com
que a classe rapidamente ganhasse o maior status
dentro do windsurf.
O Funboard engloba várias subdivisões, cada uma
delas com suas regras para as devidas competições,
porém valendo qualquer tipo e quantidade de
equipamentos.
As modalidades do Funboard são: Race, Wave
Performance e Freestyle.
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Race
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Wave
Performance
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Freestyle
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Há também
regatas de Long Distance, além das competições
de velocidade em linha reta, o Speed e até mesmo
competições em piscinas dentro de ginásios
fechados, que utilizam ventiladores como
"combustível" e rampas artificiais para
a realização de saltos. A chamada competição
In Door é mais um show do que qualquer outra
coisa.
Estes são os motivos pelos quais a classe reúne
tantos velejadores e atrai de forma impressionante
a mídia e a população de modo geral.
É onde o esporte perde seus limites, tanto na
radicalidade das manobras, quanto em tecnologia e
velocidade.
Windsurfer:
classe praticamente extinta, que utiliza o
primeiro equipamento one design da história do
windsurf. Foi a primeira prancha patenteada e
fabricada no mundo, que deu origem ao esporte.
Open: classe em que vale qualquer tipo de
equipamento, nos moldes do Funboard, onde todos os
informativos sobre a competição estão no Aviso
de Regata.
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