<-- Palestras                                                                                                              <-- Home

                                   Perguntas e Respostas sobre o gel de silicone        

     

    Fonte : Publicação do Simpósio Satélite sobre Avanço no tratamento das cicatrizes hipertróficas e quelóides

                 XIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia

 

Platéia - Existe algum trabalho apontando a diferença entre uso de corticóide, gel de silicone e placas de silicone?                     Dr. Omar - Ao final da minha aula considerei dois trabalhos, mas que não comparavam o gel de silicone com o corticóide; era uma comparação com o grupo controle. Observamos que com o uso do gel ou da placa de silicone os resultados são similares. Parece que a compressão e a espessura do silicone no caso da placa não são aspectos importantes para a regressão das cicatrizes. Sendo assim, o que vemos é que o gel de silicone possui muitas vantagens em relação à placa de silicone, dentre as quais o fácil manuseio, pois muitas vezes, quando retirada, a placa cai no chão e acaba se contaminando ou perdendo a adesividade. Logo, o gel de silicone seria uma proposta mais prática e mais higiênica, com resultados similares.

Dra. Mônica -   Existe um único trabalho que compara o corticóide com o silicone, com um resultado superior para o silicone. Também precisamos lembrar que o gel tem uma vantagem sobre a placa porque é autossecante e possui uma película realmente mais fina. Ao passarmos na mão uma fina camada e esperarmos secar, é possível sentir a diferença quando colocamos água. Realmente ela conserva naquela região uma diferença da umidade da pele. É preciso ainda lembrar que o mecanismo de ação do corticóide sobre a cicatriz é diferente do mecanismo de ação do gel de silicone. O gel de silicone interfere nos fatores de crescimento e nos fatores que interferem na produção do colágeno e por esta razão é que com o seu uso a cicatriz se torna mais linear.

Dra Carla - Durante minha vida como  ginecologista passei cinco anos pela estética médica, até para atender à necessidade das pacientes que nos procuram querendo saber sobre botox, preenchimento,etc. Na época, trabalhei muito com a placa de silicone, pois  não tinhamos a opção do gel de silicone. Hoje, usando esta nova opção, vemos que existe uma melhora muito grande. Usamos o gel de silicone e a rapidez com que a cicatriz se torna mais suave, mais clara, é algo fantástico e vale a pena tentar.

 

Platéia - É correta a informação de que o micropore tem um efeito bastante semelhante ao do gel de silicone ?

Dr. Omar -  Com relação ao micropore, imagino que seja algum comentário embasado na prática, pois não existe nenhum trabalho nesse sentido. Seria ótimo se fosse assim e quem dera não tivéssemos nenhuma cicatriz hipertrófica e quelóide. Na verdade, o micropore é para ser usado no curativo e não existe nenhum trabalho comparando gel de silicone com micropore.

Dra. Mônica -  Alguns cirurgiões hoje tendem a não usar o micropore, especialmente em regiões de tensão, como na mama. Escutamos muitos colegas e percebemos que a maioria evita qualquer curativo e procura deixar a cicatriz bem exposta, especialmente após os pontos intradérmicos.

Dra. Carla - Eu também já usei muito micropore sobre a ferida e atualmente por um consenso não temos mais usado, pois existem estatísticas que apontam um aumento do risco de infecção. Eu particularmente tenho tido bons resultados mantendo a ferida aberta, ou seja, sem curativo e utilizando sobre a cicatriz apenas o gel de silicone.

 

Platéia - Placas de silicone seriam utilizadas de que forma ?

Dra . Mônica - A placa deve ser retirada somente na hora de tomar banho; tem que permanecer o tempo todo sob tensão, sobre a cicatriz, o que particularmente em alguns tipos de cicatriz é bastante incômodo.

 

Platéia - Em uma cicatriz hipotrófica, o silicone tem algum benefício ?

Dr. Omar - Não; a indicação precisa é para cicatriz hipertrófica e quelóide. Na verdade, cicatriz hipotrófica é uma das cicatrizes mais dificéis de tratar e nós como dermatologistas enfrentamos este desafio diário.

 

Platéia - Por que alguns pacientes desenvolvem cicatrizes hipertróficas e outros não, com as mesmas técnicas cirúrgicas, o mesmo fio durante a sutura da pele ?

Dr. Omar - Depende dos fatores locais e sistêmicos; a técnica e o fio são importantes, mas outros fatores influenciam. Questões como a espessura da pele, o grupo étnico, se o paciente é diabético, hipertenso, se tem alguma doença arterial, infecções locais, enfim, todos esses fatores vão influenciar de maneira bem intensa o resultado final.

Dra. Carla - Vale lembrar que uma cicatriz que formou o quelóide ou uma cicatriz hipertrófica precipitou para nós o que vai acontecer em uma próxima cirurgia, ou seja, a paciente fez uma cesária e desenvolveu uma cicatriz hipertrófica, se ela resolver fazer uma cirurgia de mama ou uma cirurgia redutora, deve-se lembrar que tem uma tendência a desenvolver uma cicatriz desse mesmo tipo no próximo procedimento.

 

Platéia - Quando devemos começar a utilizar o gel de silicone ?

Dra. Carla - três dias depois de feita a sutura, a região já está na fase de cicatrização e teoricamente já podemos utilizar o gel de silicone. Tenho usado o monocril intra-dérmico que não precisa ser retirado, assim tenho iniciado o uso de 5 a 7 dias após a cirurgia.

Dra. Mônica - Vale lembrar que a indicação que temos do gel de silicone é para não usarmos em peles que não estiverem íntegras. Ele pode, por exemplo, ser usados em cicatrizes de queimados, mas até o 2º grau. Então. desde que não esteja numa ferida aberta, com exposição de mucosa, pode-se utilizar o gel de silicone com segurança, e no caso das cicatrizes pos-procedimentos cirúrgicos, nossa recomendação é que ele seja utilizado após a retirada dos pontos.

 

Platéia - Como o gel de silicone funciona ?

Dra. Mônica - O gel de silicone seca rapidamente para formar uma película, permeável ao gás, flexível e resistente à agua. Forma uma ligação com o estrato córneo formando uma barreira protetora contra a invasão química, física e microbiana, enquanto ajuda com a hidratação. Isto cria um ambiente que permite que a cicatriz amadureça por meio de ciclos de síntese de colágeno normalizando e melhorando a aparência física e estética da cicatriz.

 

Platéia - Quanto tempo leva para o gel de silicone melhorar uma cicatriz ?

Dra. Mônica - Ao gel de silicone, o tempo mínimo recomendado do tratamento é 60-90 dias. As cicatrizes maiores e mais antigas podem levar mais tempo e o uso continuado é recomendado se a melhora for vista após os 90 dias iniciais.

 

 

Dr. Omar - Dermatologista. Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2009-2010).Professor livre-docente de dermatologia da UFRJ. Doutor em dermatologia pela UFRJ. Pós-Doutorado em imunodermatologia pela Universidade do Texas-EUA.

Dra. Carla - Médica especialista em ginecologia,obstetrícia e sexualidade. Presidente do Departamento de sexualidade do Centro Médico de Ribeirão Preto.

Dra.Mônica - Especialista e Mestre em ginecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

 

Fone :  (85) 9111.9082   -  (85) 3228.2555  \  Dr. Wellington Moura

e-mail : wwwmoura@secrel.com.br